O inverno terminou na última terça-feira, 22, no Hemisfério Sul. Com a chegada das temperaturas mais altas, os mosquitos também aparecem em peso dentro dos lares. O calor faz com que os ovos de algumas espécies eclodam mais rápido. Consequentemente, a população de insetos aumenta com as temperaturas elevadas. Além disso, o calor da pele humana também contribui para que estes mosquitos se aproximem tanto dos seres humanos nestes períodos.
A presença dos insetos pode ser bastante incômoda, principalmente para pessoas alérgicas. Ademais, algumas espécies podem transmitir doenças, como o Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela, e o Anopheles, que propaga a malária.
Para garantir o bem-estar e evitar a propagação de doenças, não há nada melhor do que optar por alternativas naturais para afastar os mosquitos. De acordo com a farmacêutica e bioquímica Ana de Fátima Carvalho, do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), algumas espécies de plantas atuam como inseticidas. Confira cinco plantas ideais para ajudar a manter os insetos longe dos lares:
1. Calêndula
Com belas flores amarelas que trarão alegria ao lar, as calêndulas são também uma ótima forma de repelir os mosquitos. Esta espécie contém um composto químico chamado piretrina, que é muito utilizado em repelentes naturais. O ideal é posicioná-la no peitoril das janelas, pois além de criar uma barreira contra os mosquitos, a planta poderá receber a alta luminosidade que precisa para se desenvolver bem. Além disso, para mantê-la sempre bonita e saudável, é importante deixar o solo sempre úmido, mas não encharcado.
2. Citronela
Outra planta bem conhecida por pessoas que utilizam repelentes naturais é a citronela. O óleo desta planta serve como base para uma série de repelentes naturais e industrializados. Além disso, o cheiro desta espécie consegue encobrir outros aromas que atraem os mosquitos. Para cultivá-la em casa, é fundamental optar por um local ensolarado, já que esta planta precisa de exposição ao sol para de desenvolver. Os cuidados com o solo precisam ser constantes, já que é importante mantê-lo sempre úmido.
3. Sálvia
Além de ser usada como tempero e para fazer chás, a sálvia também é uma excelente opção para afastar os mosquitos. O cheiro forte desta planta, que é considerado agradável por muitas pessoas, incomoda os insetos e ajuda a mantê-los distante. Esta espécie também precisa de luz solar direta por ao menos algumas horas do dia. O solo deve estar sempre úmido e adubado.
4. Gerânio
Ideais para tornar a casa ainda mais bonita e perfumada, as gerânios também possuem propriedades que repelem os mosquitos. Este gênero de plantas inclui mais de 200 espécies com flores coloridas e perfumadas. O gerânio-cheiroso e o gerânio-hera são as espécies mais utilizadas para quem busca afastar os insetos. Todas estas plantas também precisam de ambientes bem iluminados para que consigam florescer. Em geral, o ideal é regar o solo entre duas a três vezes por semana.
5. Manjericão
Apesar de já fazer parte das hortas caseiras de muitas pessoas, o que pouca gente sabe é que o manjericão também ajuda a manter os mosquitos longe. O cheiro intenso desta planta afasta os insetos e mantém a casa perfumada. Esta espécie é bem resistente ao sol e deve ser frequentemente regada para que o solo fique sempre úmido.
*Casa Vogue
Deixe um comentário