É preciso se atentar à irrigação, recebimento de luz e incidência de pragas durante o cultivo de uma horta (Foto: PxHere / CreativeCommons)
Wellness

Dicas para plantar o próprio alimento em casa

É preciso se atentar à irrigação, recebimento de luz e incidência de pragas durante o cultivo de uma horta (Foto: PxHere / CreativeCommons)

Com tanto tempo dentro de casa devido ao isolamento social, é natural que as pessoas passem a se arriscar mais na cozinha. Quem não costumava preparar as próprias refeições, agora se aventura em novas receitas e desafios culinários. Alguns moradores, no entanto, foram além: passaram a querer cultivar o próprio plantio de alimentos, como frutas, verduras e legumes.

Segundo o paisagista Ricardo Pessuto, as plantas mais indicadas para espaços pequenos são aquelas mais fáceis de cuidar, como alecrim, manjericão e hortelã. “Já em áreas maiores, que podem suportar espécies grandes, sugiro o capim-cidreira”, disse. Por outro lado, o profissional não sugere o cultivo de salsinha e cebolinha, pois são plantas que melam em qualquer ambiente. Para uma maior praticidade, o ideal é focar nas hortaliças que se reproduzem naturalmente – ou seja, pode deixar de lado a alface, que precisa ser replantada e dá um maior trabalho de manutenção.

O hortelã, o alecrim e o manjericão são espécies ideais para cultivar em pequenas hortas (Foto: Pexels/Dominika Roseclay/CreativeCommons)
O hortelã é uma espécie ideal para cultivar em pequenas hortas. O alecrim e o manjericão também são interessantes (Foto: Pexels / Dominika Roseclay / CreativeCommons)

A paisagista Nãna Guimarães, por sua vez, contou que as árvores frutíferas também têm conquistado o coração dos moradores. “Todo mundo quer ter uma jabuticabeira em casa, mas, para isso, é necessário ter bastante sol. Eu sempre digo que existem tantas outras espécies que podem ser usadas, como a romã e a pitanga, mas tudo vai depender do sol e do cuidado de regar. Não se pode abandonar a planta no canto e deixar que ela se vire. É sempre bom salientar que se trata de um ser vivo e, portanto, demanda cuidados”, frisou.

Cuidados

Para os plant parents de primeira viagem, é preciso entender que ter uma horta requer certa dedicação. Além disso, não é toda espécie que se adequará à sua casa, tendo em vista que algumas delas precisam de cuidados específicos. As hortaliças, por exemplo, devem ser cultivadas em áreas abertas e grandes, que recebam bastante sol. Se estiverem plantadas em vasos menores, por sua vez, podem ser dispostas na janela – mas também precisam receber luz solar de 4 a 6 horas por dia.

Independente do tamanho, a planta da horta deve receber boa quantidade de luz solar ao longo do dia (Foto: Pexels/Abhishek Gaurav/CreativeCommons)
Independente do tamanho, a planta da horta deve receber boa quantidade de luz solar ao longo do dia (Foto: Pexels / Abhishek Gaurav / CreativeCommons)

Um outro cuidado é com a terra. “Quem quer cultivar horta precisa ter terreno drenado. Se for fazer no vaso, o ideal é colocar argila expandida na zita; no fundo do vaso, e uma manta bidim, aquela de exaustor. Depois, uma terra com boa compostagem“, alerta Ricardo. Caso não tenha facilidade em encontrar estes compostos no mercado, o paisagista indica aplicar terra preta com um pouco de cal mineral, que, devido ao fósforo, ajuda no crescimento. Em seguida, pode-se aplicar areia grossa com um composto feito em casa – de folhas trituradas, por exemplo –, ou húmus.

Além disso, prefira sempre usar os vasos de cerâmica, pois os de plástico impedem que a planta transpire. “Se criar musgo, não se desespere: não é sujeira, apenas significa que a planta saudável está transpirando”, comentou Ricardo.

Em termos de manutenção, é importante estar sempre atento a pragas e doenças. Lembre-se que, afinal, a ideia é se alimentar daquele vegetal. “Se a horta for pequena e surgir alguma praga, como pulgão e cochonilha que vemos na folha, corte o ramo com uma tesoura e jogue fora. Esterilize a tesoura e passe um pano na base do vaso para desinfetar”, disse o paisagista. Se a infestação for muito grande, porém, a saída é eliminar a planta ou aplicar defensivos químicos encontrados no mercado.

*Revista Casa e Jardim

Sobre o Autor

Redação Rochany Rocha

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário