Fitness

Exemplo de superação! Conheça a influenciadora fitness de 74 anos que dá um show de autoestima

Quem nunca enfrentou as dificuldades e obstáculos para abandonar velhos hábitos e mudar o estilo de vida para um que seja mais saudável? Aprender a comer bem e ter disposição para sair do sedentarismo é um objetivo de pessoas de todas as idades. E para muita gente, difícil de alcançar. Se você esta precisando de um incentivo, te convido a conhecer a historia de Joan MacDonald, de 74 anos.

A jornada de fitness dela começou como muitas pessoas: com uma visita ao médico. “Disseram que iriam aumentar meus medicamentos porque minha pressão não estava sendo controlada de maneira adequada, mas eu não gostava de tomar remédios”, diz ela. Sua filha Michelle, uma coach fitness lançou um desafio para ajudar a mãe a colocar sua saúde sob controle. Com a aprovação do médico, ela começou a aprender o básico, lendo sobre nutrição e preparo físico. “Tive que aprender a usar aplicativos”, diz ela. “Tive de aprender a usar um computador, iPad e o iPhone de maneira adequada” e, eventualmente, o Instagram, que Michelle achou que seria uma ótima maneira de sua mãe se manter conectada a uma comunidade saudável.

Joan MacDonald (Foto: Reprodução @trainwithjoan)
Joan MacDonald (Foto: Reprodução @trainwithjoan)

Além de começar a se alimentar de um jeito mais saudável e fazer atividades físicas, Joan decidiu compartilhar seu novo estilo de vida no instagram. Ela é o corpo e a mente por trás do perfil Train With Joan (@trainwithjoan), sucesso absoluto na web com 958 mil seguidores no Instagram. 

Documentar sua jornada fitness nas redes sociais estava decididamente fora de sua zona de conforto quando MacDonald, que estava na casa dos 70 anos, não tinha ideia de como usar a mídia social e mal havia colocado os pés em uma academia, decidiu dar um pontapé inicial na carreira.

Quatro anos depois, Train With Joan exibe com orgulho uma mudança radical. “Como mulher, você está sempre ali pela sua família”, diz MacDonald. “Meus filhos sempre foram mais importantes do que meus próprios sonhos. Mas só porque você criou uma família não significa que você não tem mais nada a oferecer. Eu me sentia muito negativa comigo mesmo e um pouco deprimida. Estava cuidando da minha mãe, indo e voltando da casa de repouso e pensava: ‘Isso é o que está reservado para mim'”

Quatro anos depois, a vida de Joan dificilmente poderia ser mais diferente. E enquanto perdia peso, ela se tornou uma sensação de fitness nas redes sociais, agora com 925.000 seguidores no Instagram e quase 50.000 assinantes no YouTube.

Em seus vídeos ela mostra seus treinos e cardápios diários, como malhar com halteres de 28 kg e fazer agachamento de quadril com uma barra de 90 kg. Joan, que mora em Ontário, no Canadá, diz que ficar em forma deu a ela uma nova vida. “Sinto-me muito mais confiante. Eu até me visto muito melhor. Você pode olhar minhas fotos e ver a diferença em como eu era e como estou agora. Isso sou eu desabrochando, finalmente. Parece que durante toda a minha vida estive me conformando com algo que realmente não queria. Agora, vou fazer isso para me agradar. Não acho que isso seja muito egoísta. Acho que está na hora.”

Sobre o Autor

Caren Diniz

Caren Diniz é jornalista formada em 2010 pela Universidade Paulista. Nascida e criada na capital de São Paulo, se mudou para Serra Talhada em 2011, e desde então, atua em veículos de comunicação locais, como a rádio Cultura e a Tv Asa Branca, afiliada Rede Globo.
Caren costuma escrever sobre jornalismo diário, e destaca histórias de personagens locais.

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário