“Agora, você precisa comer por dois”. Que grávida nunca ouviu essa frase? No entanto, um estudo realizado com mulheres grávidas dos Emirados Árabes Unidos apontou que o ganho de peso gestacional excessivo pode trazer riscos para a saúde do bebê e da mãe. “Os primeiros mil dias, incluindo dias passados no útero, são considerados críticos e sensíveis na vida. Assim, as exposições ambientais têm um impacto duradouro no crescimento e na saúde futura do bebê”, afirmam os pesquisadores.
Publicado na revista acadêmica, The Journal of Nutrition, o estudo analisou dados de 242 grávidas, coletados entre 2015 a 2017. Desse grupo de mulheres, 57,4 % tiveram ganho de peso excessivo. Os pesquisadores identificaram basicamente dois padrões de hábitos alimentares: “Diversificado” — que foi caracterizado por alta ingestão de frutas, vegetais, pratos mistos, carnes, laticínios, grãos, legumes e nozes — e “Ocidental” — composto pela ingestão de doces, bebidas adocicadas e fast food.
Os resultados do estudo mostraram que as mulheres grávidas nos Emirados Árabes Unidos, adeptas ao padrão ocidental tiveram mais chances de ganhar peso excessivamente. Em relação à mãe, esse quadro pode levar a distúrbios hipertensivos, diabetes, cesárea de emergência e obesidade. Além disso, os pesquisadores afirmaram que outros estudos já mostraram que o aumento de peso da gestante pode aumentar as chances de nascimento de bebês muito grandes (macrossomia fetal). Há também o risco da criança desenvolver doenças cardiometábólicas e obesidade.
Confira algumas dicas para controlar o peso durante a gravidez
Embora a dieta das gestantes deva ser individualizada, a nutricionista Mariana del Bosco, da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade (Abeso), dá algumas recomendações gerais:
* Aumente o consumo de fibras, que promovem saciedade e ajudam a estabilizar os níveis de glicose. Vale ingerir mais verduras e legumes, incluir cereais integrais, grãos, como lentilha e ervilha, além de farelo de aveia, semente de linhaça e chia nas refeições.
* Embora as frutas sejam boas fontes de fibras, elas contêm muita frutose, que é açúcar. O ideal é consumi-las in natura, preferencialmente de sobremesa, evitando sucos e papas, que são absorvidos muito rapidamente, fazendo a glicose subir.
* Combine sempre carboidratos com proteínas, acrescentando queijo à torrada ou iogurte ao cereal, por exemplo, para retardar sua absorção.
*Revista Crescer
Deixe um comentário