O cuidado com o menino e a menina proporcionou a trinta e quatro municípios de Pernambuco de receber o Selo Unicef por seus avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
Estas cidades fazem parte dos 431 municípios da Amazônia e do Semiárido que conseguiram alcançar os resultados propostos na edição 2017-2020 do Selo UNICEF, colocando os direitos de crianças e adolescentes como prioridade da gestão municipal.
Os municípios reconhecidos em Pernambuco são: Afogados da Ingazeira, Agrestina, Arcoverde, Betânia, Bonito, Brejinho, Brejão, Buíque, Casinhas, Custódia, Flores, Glória do Goitá, Inajá, Itapetim, Itaíba, João Alfredo, Orobó, Panelas, Pedra, Petrolina, Poção, Riacho das Almas, Saloá, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Maria da Boa Vista, Santa Terezinha, Serra Talhada, São Bento do Una, São Caitano, Tacaimbó, Tacaratu, Taquaritinga do Norte, Toritama, Triunfo e Venturosa.
Para o prefeito de Betânia, Mário Flor, a notícia foi recebida com muita alegria pela gestão.
“Temos buscado um trabalho focado na melhoria de vida dos nossos munícipes, a criança e o adolescente ganham prioridade, por serem o nosso futuro e por terem mais vulnerabilidade”, conta.
O resultado apresentou as melhorias que cada cidade obteve em anos anteriores. É o que explica Florence Bauer, representante do UNICEF no Brasil.
“Nestes quatro anos, cada um desses municípios melhorou muito em relação a ele mesmo, superando dificuldades e alcançando resultados concretos. Eles comprovaram melhoras nas políticas públicas e, com isso, garantiram mais direitos a meninas e meninos”.
Os municípios certificados com o Selo UNICEF em Pernambuco avançaram mais na garantia do direito de mulheres e bebês ao pré-natal do que a média do País.
De 2016 a 2018 (último dado disponível), o percentual de mulheres com acesso a sete consultas de pré-natal no Brasil cresceu 4,6%. Já nos municípios certificados com o Selo UNICEF em Pernambuco, o aumento foi de 7%.
Estar na escola, aprendendo, é essencial para meninas e meninos. Em Pernambuco, 89% dos munícipios participantes do Selo UNICEF implementaram a estratégia Busca Ativa Escolar, indo atrás de cada criança e adolescente que estava fora da escola e tomando as medidas necessárias para a rematrícula e a aprendizagem.
Além disso, muitos municípios investiram em ações voltadas à aqueles estudantes que estavam na escola, em atraso escolar, com risco de evadir. No Brasil, entre 2016 e 2019, o percentual de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental público com dois ou mais anos de atraso escolar caiu 10,7%. Nos municípios de Pernambuco, a queda foi de 15%. Já nos municípios certificados com o Selo UNICEF no estado, a redução foi maior: 20%.
O anúncio dos 431 municípios que receberam o Selo UNICEF aconteceu nesta terça-feira, 8 de dezembro. O evento foi transmitido ao vivo nos canais do UNICEF Brasil no YouTube e Facebook, pela TVC do Ceará, e também em uma parceria do UNICEF com o TikTok, a principal plataforma de vídeos curtos para dispositivos móveis do Brasil e do mundo.
Deixe um comentário