A cada dia que passa, a moda deixa de ser apenas um processo de criação de roupas bonitas. Hoje, estilistas e amantes do mundo fashion procuram passar mensagens em cada peça que desenham ou escolhem para usar. O exemplo mais recente desse tipo de comportamento aconteceu nesta quarta-feira, durante a cerimonia de posse de Joe Biden, novo presente dos Estados Unidos da América. Vestidos, sobretudos, ternos e calças usados no evento representam o apoio a pautas importantes no mundo da moda, como o fim da cultura do desperdício e da inclusão de estilistas negros e imigrantes.
Kamala Harris chega a Casa Branca com um destaque igual ou maior do que o presidente, já que ela traz consigo a marca de ter sido eleita a primeira mulher vice-presidente dos EUA. E ela já começa seu mandato usando toda essa visibilidade para mostrar o trabalho de quem começou há pouco tempo na moda: ela usou um conjunto de casaco e vestido roxos, de Christopher John Rogers, jovem estilista negro em ascensão em Nova York. Rogers costuma trabalhar com mulheres negras e já vestiu Rihanna, Cardi B e a ex-primeira-dama Michelle Obama. O colar de pérolas usado por Harris é do designer porto-riquenho Wilfredo Rosado.
Kamala Harris chega ao Capitólio para cerimônia de posse — Foto: J. Scott Applewhite/AP
A primeira-dama Jill Biden optou por um conjunto da americana Alexandra O’Neill, estilista e fundadora da marca Markarian, em 2017. O’Neill apoia o consumo sustentável na moda e redução do desperdício. A estilista costuma vestir estrelas de Hollywood como Kate Hudson, Constance Wu, Felicity Jones, Kerry Washington, Laura Dern, Priyanka Chopra e Thandie Newton.
Joe Biden e Jill Biden chegam ao Capitólio dos EUA, em Washington, nesta quarta-feira (20) — Foto: Jim Lo Scalzo/Pool Photo via AP
O presidente Joe Biden e Doug Emhoff, marido de Harris, optaram pelo estilista americano Ralph Lauren, um dos ícones da moda no século XX.
Na véspera da posse, em cerimônia de homenagem aos mais de 400 mil mortos pela Covid-19 nos EUA, Biden e Harris também também prestigiaram a diversidade: a Harris foi vestida pelo haitiano-americano Pyer Moss e Jill usou um vestido de Jonathan Cohen, filho de imigrantes mexicanos.
Joe Biden e sua mulher Jill, Kamala Harris e o marido Doug Emhoff participam de cerimônia em homenagem aos mais de 400 mil mortos pela Covid-19 nos EUA, em Washington DC, na terça-feira (19) — Foto: AP Photo/Evan Vucci
A inesquecível ex-primeira-dama Michelle Obama também usou conjunto de um estilista negro: Sergio Hudson, jovem talento americano. Ela vestiu sobretudo, blusa de gola alta, calças largas e um cinto com fivela de ouro.
Barack Obama e sua esposa Michelle chegam ao Capitólio dos EUA antes da posse do presidente eleito Joe Biden, em Washington, nesta quarta-feira (20) — Foto: Melina Mara/The Washington Post via AP/Pool
A cantora Lady Gaga também aproveitou o look para passar uma mensagem aos americanos. Com um vestido preto e vermelho, acompanhado de um broche dourado com o símbolo da paz, Gaga disse que deseja união para um país polarizado: “uma pomba carregando um ramo de oliveira. Que todos nós possamos fazer as pazes uns com os outros”, escreveu. O vestido é da casa Schiaparelli Haute Couture, do diretor criativo Daniel Roseberry.
Lady Gaga canta hino durante posse de Biden — Foto: GloboNews
A cantora Lady Gaga canta o Hino Nacional dos EUA durante a posse de Joe Biden como 46º Presidente dos Estados Unidos na Frente Oeste do Capitólio dos EUA, em Washington, nesta quarta (20) — Foto: Brendan McDermid/Reuters
Toda de branco, Jennifer Lopez cantou durante a cerimônia com várias peças da Chanel. A escolha da cor foi vista como uma homenagem ao traje típico das sufragistas, movimento de mulheres que lutou pelo direto ao voto.
Jennifer Lopez se apresenta durante a posse de Joe Biden como 46º Presidente dos Estados Unidos na Frente Oeste do Capitólio dos EUA, em Washington, nesta quarta (20) — Foto: Brendan McDermid/Reuters
Para ler seu poema durante a posse, a poeta Amanda Gorman optou por blusa branca, saia preta e sobretudo amarelo. Como destaque, ela usou um headband vermelho da Prada.
Amanda Gorman é aplaudida após recitar poema durante a posse de Joe Biden, nesta quarta-feira (20), em Washington — Foto: Jonathan Ernst/Pool/AFP
*Com informações do G1
Deixe um comentário