A posse de Joe Biden foi um evento marcante. Com performances de tirar o fôlego, o início dessa nova era na política estadunidense ganhou os olhares do mundo inteiro.
Para a ocasião, Kamala Harris fez seu juramento de posse como nova vice-presidente do país a bordo de um casaco roxo assinado por Christopher John Rogers, um jovem estilista negro de Baton Rouge, Louisiana. Ela combinou o agasalho com um vestido de mesma cor de Sergio Hudson, outro estilista negro, da Carolina do Sul.
Além dela, dois outros grandes nomes da política aderiram à tonalidade: Michelle Obama e Hillary Clinton. Enquanto Obama usava macacão Sergio Hudson, Clinton apostou em terninho Ralph Lauren – levando muitos a considerar o significado por trás de sua escolha de cor.
O motivo para isso é simples: em um boletim informativo de 1913, do Partido das Mulheres da Nação, a organização escreveu: “Roxo é a cor da lealdade, constância ao propósito, firmeza inabalável a uma causa”.
Incorporando essa ideia, a dedicação de Harris ao seu propósito no cargo tem sido inabalável. Enquanto caminhava para sua nova residência, quando questionada por um repórter qual era sua prioridade no cargo, ela respondeu: “Ir trabalhar. Eu estou apenas indo para o trabalho”.
Outros vêem o conjunto roxo de Harris como uma homenagem a Shirley Chisholm, a primeira mulher negra a concorrer à presidência e a primeira mulher negra a ser eleita para o Congresso. Muitos dos cartazes da campanha de Chisholm – ostentando seu slogan “não comprada e não mandada” tinham o roxo como cor principal.
Em um sentido mais literal, roxo é a mistura de vermelho e azul; em termos políticos, representa o bipartidarismo – a união de republicanos e democratas. O discurso inaugural do presidente Joe Biden falou sobre a unificação do país, encorajando os cidadãos a apoiar uma coabitação mais pacífica de membros de partidos políticos opostos.
Espelhando esses sentimentos, a mensagem por trás da escolha do guarda-roupa de Harris é clara: é hora de começar a trabalhar e unir os Estados Unidos para um futuro mais brilhante e igualitário.
Deixe um comentário