Dicas de casa

Saiba como deixar sua cozinha mais organizada!

A cozinha é um dos cômodos mais usados dentro de casa. E por isso, precisa ser organizada diariamente para proporcionar dinamismo e deixar o local mais prático para realizar as refeições do dia a dia.

Uma boa dica para alcançar esse objetivo é repensar tudo o que ocupa seus armários e despensa e desapegar! Sabemos que pode ser difícil começar, mas o espaço — e a organização — que vêm depois certamente compensam. Para ajudar, separamos 18 itens de cozinha para se livrar já e sem medo! Confira:

1. Panelas muito velhas

Com o tempo, panelas muito usadas se tornam cada vez menos eficientes para cozinhar. Aqueles arranhões que se acumulam com o tempo vão fazendo com que o item perca sua capacidade de preparar os alimentos com a mesma eficácia, e você acaba queimando as refeições com mais facilidade. Quando for renovar a sua coleção, aproveite e dê uma olhada na panela mais adequada para cada tipo de alimento.

2. Recipientes de plástico

Foto: pinterest

Você não é o único a acumular aquela pilha de potinhos de plástico, mas é hora de mudar isso já! Separe três tamanhos diferentes de recipientes e guarde, no máximo, seis itens de cada medida e doe o resto. Sua despensa agradece!

3. Brindes de delivery

É comum restaurantes mandarem itens extras, como guardanapos e molhos em sachês, mas seja sincero: você acaba realmente utilizando ou eles só se acumulam na sua gaveta ou geladeira? Além disso, se um restaurante lhe enviou itens extras, é provável que o faça de novo caso você faça um novo pedido, então não faz sentido guardá-los.

4. Caixas de eletrodomésticos

Algumas pessoas têm dificuldade em se desapegar de caixas e embalagens. Mas se você usa determinado item no seu dia a dia, provavelmente conhece todas as informações práticas sobre ele, certo? Sem contar que, sabendo o modelo e o fabricante do item (que normalmente vêm escritos no objeto), é fácil achar qualquer informação técnica mais precisa na internet. Por isso, não precisa ter medo de se desfazer de vez daquelas caixas antigas!

5. Pilhas e baterias vencidas

Estes itens muitas vezes acabam esquecidos em alguma gaveta da cozinha. Se estão vencidos, não tem por que guardá-los. Mas lembre-se que pilhas e baterias precisam de um descarte correto: ele deve ser levado até algum ponto de coleta específico. Dependendo do produto e do fabricante, algumas empresas também possuem canais por meio dos quais realizam o descarte apropriado. Saiba mais sobre como descartar o lixo eletrônico aqui.

6. Xícaras e mais xícaras

 

Foto: Pinterest

Quem nunca ganhou uma xícara de presente? E quem nunca comprou uma xícara de seu personagem favorito ou como lembrança de uma viagem? É muito fácil acabar se empolgando e tendo mais do que o necessário. Por isso, quando for fazer a limpa, mantenha apenas o suficiente para você e um mínimo para eventuais visitas. Pode passar o restante para frente!

7. Sua coleção de panos de prato

Assim como as xícaras, os panos de prato parecem surgir na cozinha. Não é incomum gavetas específicas para eles, mas é a mesma pergunta de sempre: você realmente usa todos eles? Para otimizar seu espaço, mantenha cerca de quatro ou cinco. Dessa forma, você tem uma quantidade suficiente para lavá-los com frequência (lembre-se de que estes itens exigem higienização constante) sem precisar de um reservatório!

8. Sacolas reutilizáveis

Não, não estamos falando para você abandonar as sacolas de pano e começar a usar embalagens de plástico. Simplesmente não exagere: muitas pessoas acabam guardando muito mais sacolas de pano do que o que realmente usam.

9. Imãs de geladeira

Eles podem até não ocupar muito espaço físico, mas sua geladeira realmente precisa de todos aqueles imãs? Sobretudo quando são propagandas de serviços que você dificilmente vai usar. Hora de acabar com a bagunça e deixar a porta da sua geladeira mais agradável aos olhos!

10.  Facas extras de cozinha

A menos que você seja um chef profissional, você realmente não precisa de 8 tipos de facas diferentes né? Para o dia a dia, facas sem ponta, facas serrilhadas e um ou dois tipos de faca mais específicos para carnes e legumes já dão conta do serviço. E, se você perceber que realmente precisa de um modelo a mais, pode investir apenas naquele item e não em conjuntos com várias unidades.

11. Folhetos de restaurante

Convenhamos que hoje em dia quase todos os estabelecimentos possuem cardápios online ou em aplicativos de entrega que, inclusive, tendem a ser mais atualizados do que folhetos impressos.

12. Garrafas de água

Uma para ter por perto enquanto trabalha, uma para levar na bolsa quando for sair e uma ou duas de reserva: quatro garrafas de água são o suficiente!

13. Utensílios que você nunca utilizou

Muita gente tem aquele presente que ganhou certa vez e que deixa para usar só em “ocasiões especiais”. Pode ser uma coqueteleira ou algum acessório necessário para um prato específico, mas fato é: você o usa muito raramente, certo? Apesar de serem eventualmente úteis, eles em geral não são itens essenciais, por isso não vale a pena comprometer espaço na sua cozinha com eles.

14. Esponjas velhas

Livrar-se deste item é mais questão de higiene do que de organização: esponjas de cozinha podem acumular quase 700 milhões de bactérias e fungos quando usadas durante 15 dias, segundo um estudo da Faculdade DeVry Metrocamp, em Campinas (SP). Por isso não pense muito antes de jogar fora aquela esponja que já está gasta.

15. Aquele pano de pia antigo

A lógica é a mesma do item anterior: assim como esponjas, este é um item que acumula bactérias muito facilmente e exige higienização constante. Não é recomendável usar o mesmo pano durante muito tempo por razões sanitárias.

16. Qualquer item rachado ou danificado

A menos que se trate de um eletrodoméstico no qual você tenha feito um alto investimento, não tem por que manter um item que já não funciona totalmente na sua cozinha. No caso de copos e recipientes principalmente, já que eles rachar de vez a qualquer momento.

17. Receitas que você nunca faz

Sabe aquela receita antiga ou aquele livro que você ganhou de presente, e que ficou lá guardado para você testar um dia? Pois é, este é mais um exemplo de item que acaba ocupando um espaço no dia a dia que poderia ser muito melhor aproveitado. Claro, as exceções são livros de receita de família e itens com memórias afetivas: nestes casos, tire-os da cozinha e coloque-os em alguma estante ou como centro de mesa, se achar adequado.

Sobre o Autor

Caren Diniz

Caren Diniz é jornalista formada em 2010 pela Universidade Paulista. Nascida e criada na capital de São Paulo, se mudou para Serra Talhada em 2011, e desde então, atua em veículos de comunicação locais, como a rádio Cultura e a Tv Asa Branca, afiliada Rede Globo.
Caren costuma escrever sobre jornalismo diário, e destaca histórias de personagens locais.

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário