Projeto feito pelos irmãos Mike e Matt French, em Whidbey Island, nos Estados Unidos (Foto: Alexander Ribar )
Wellness

4 dicas para tornar sua casa mais relaxante

Da mesma forma que os cuidados com a saúde física são primordiais, também é importante dar atenção ao lar e ao ambiente de trabalho, que podem ter se tornado o mesmo espaço devido à pandemia do coronavírus. “A casa pode ser afetada energeticamente de várias maneiras, desde o solo, até as pessoas que o habitam. Assim como nós, os ambientes também são afetados pelas pessoas e eventos que acontecem”, explica a terapeuta quântica Liane Brixner.

Ela afirma que um ambiente desequilibrado pode gerar distúrbios emocionais e psíquicos em seus frequentadores, causando tensão, insônia, ansiedade e estagnação. “Neste período tão desafiador que enfrentamos, manter um ambiente saudável para viver e trabalhar é fundamental”, reforça.

Para reduzir o estresse e viver em um ambiente calmo, é necessário tornar o lar mais agradável. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar nessa missão. Confira!

1. Aromaterapia

Dicas para tornar o lar mais tranquilo (Foto: Getty Images)
(Foto: Getty Images)

Segundo o farmacêutico naturopata Jamar Tejada, o uso dos óleos essenciais, seja através dos difusores ou mesmo com a aplicação algumas gotas puras ou diluídas no ambiente, faz com a sensação de bem-estar preencha o local.

“Esse aroma chega até nosso nariz, onde os receptores nasais enviam mensagem para o cérebro, que atua no nosso emocional. Esses óleos também podem causar efeitos fisiológicos no corpo. Alguns aromas liberados pelos óleos essenciais podem estar ligados à nossa memória emocional, atuando no nosso sistema nervoso central, promovendo uma sensação agradável de acolhimento, já que esse aroma pode te remeter à infância na casa da avó, ou a qualquer outro momento que traga paz e aconchego”, conta o naturopata.

Para tornar a sua casa esse lugar acolhedor, opte por óleos como:  lavanda, vetiver, bergamota, ylang ylang, camomila romana, olíbano e rosa.

2. Música

Dicas para tornar o lar mais tranquilo (Foto: Luis Diaz Diaz)
Ambiente assinado pelo escritório i.s.m.architecten, da Antuérpia (Foto: Luis Diaz Diaz)

De acordo com o psicólogo e psicanalista, Ronaldo Coelho, existem dois motivos pelos quais a música pode produzir emoções. O primeiro deles é pela simbologia, o sentido que cada um imprime para cada música. “Alguns sons podem remeter à felicidade, enquanto outros causam tristeza. Uma mesma música pode ter sentidos distintos para pessoas diferentes. Além dessa dimensão simbólica, as vibrações do som podem regular a frequência cardiorrespiratória e, por consequência, toda a homeostase corporal (ou seja, a estabilidade do organismo)”, afirma. Por exemplo: o som do tambor remete às batidas do coração e essa vibração pode fazer com que a pessoa “vibre” no mesmo ritmo, na mesma frequência. Cada instrumento, cada som, se conectam de uma maneira com o ser humano pela sua própria vibração e frequência.

Ao mesmo tempo, deve-se considerar como essa dimensão afeta de forma singular cada pessoa a depender do sentido que ganhe para ela, conforme sua história de vida e as relações que se conectam com determinado tipo de música. Por isso, a dica para tranquilizar o ambiente é priorizar músicas que te façam lembrar de momentos alegres ou que te ajudem a relaxar. Os sons da natureza também costumam ser muito recomendados para essa finalidade.

3. Cores

Dicas para tornar o lar mais tranquilo (Foto: Steve Herud)
Sala de estar que faz parte do hotel Lindley Lindenberg, em Frankfurt. O espaço tem decoração assinada pelo Studio Aberja (Foto: Steve Herud)

Para a arquiteta Pati Cillo, as tonalidades mais indicadas para tranquilizar a morada são as mais neutras, como branco, bege e cinza claro, por exemplo. “Mas a cor da suavidade, que é sempre citada em estudos, é o azul. Então, algumas nuances de azul são capazes de transmitir serenidade. Elas podem até mesmo seguir um pouco para o caminho do lilás ou violeta,  sempre em tons claros”, diz a profissional.

Ela também destaca que o off-white, além do amarelo e verde pastel, podem ser opções para quem deseja um lar repleto de tranquilidade, em meio à rotina acelerada. Se você quer saber mais sobre o assunto, não deixe de conferir essa matéria que explica como as cores da casa podem influenciar o comportamento dos participantes do Big Brother Brasil.

4. Plantas

Dicas para tornar o lar mais tranquilo (Foto: Getty Images)
(Foto: Getty Images)

Elas já são as queridinhas de muita gente e ajudam a afastar as energias que pioram o astral da casa. Nos momentos de dificuldades e incertezas, as plantas diminuem a ansiedade, ajudam no relaxamento e melhoram a qualidade do sono. De maneiras variadas, em chás, medicamentos ou aromatizadores, alguns vegetais têm o poder transformador de aumentar o bem-estar.

A engenheira ambiental e paisagista, Fernanda Dagrela, afirma que o cultivo de plantas em casa é importante pois a maioria delas é capaz de absorver gases tóxicos e poluentes, contribuindo com a nossa saúde e de nossas famílias. “Além do mais, as plantinhas trazem paz, curam a alma, a mente e o coração”, ressalta a engenheira. Para aproveitar seus benefícios, invista em lavanda, hortelã, girassol e alecrim.

Sobre o Autor

Caren Diniz

Caren Diniz é jornalista formada em 2010 pela Universidade Paulista. Nascida e criada na capital de São Paulo, se mudou para Serra Talhada em 2011, e desde então, atua em veículos de comunicação locais, como a rádio Cultura e a Tv Asa Branca, afiliada Rede Globo.
Caren costuma escrever sobre jornalismo diário, e destaca histórias de personagens locais.

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário