Moda – Em 2010, que a Globo fez o remake de Ti-ti-ti, novela que era transmitida às sete da noite no canal, relembramos o que era moda nos anos 80. Ao olhar os arquivos da trama, percebemos que algumas tendências daquele tempo estão novamente em alta, 25 anos depois. Outras saíram de circulação, como o corte de cabelo estilo Chitãozinho & Xororó, que, naquela época, era sucesso absoluto.
Na época, a escritora da releitura, Maria Adelaide Amaral, teve de adaptar para o ano de 2010 as criações dos personagens principais, os estilistas Jacques Leclair (Alexandre Borges) e Victor Valentim (Murilo Benício). Como Ti-ti-ti transita no universo fashion, algumas tendências do remake foi para as ruas e lojas.
Agora, 11 anos depois, a novela volta a ser transmitida pela Rede Globo e nós vamos fazer um comparativo do que ainda está sendo usado na moda.
Dicas de chapéus para elevar a potência do seu visual
Lenços
Jacques Leclair, o divertido personagem de Alexandre Borges no remake de Ti-ti-ti, abusa dos lenços no pescoço, ítem que pode ser usado por homens e mulheres e de várias formas.
Tanto em amarrações no pescoço, quanto na cabeça. Além de ser usada como acessório para as bolsas e cós das calças.
Luzes/mechas californianas
Malu Mader, que participou de Ti-ti-ti em 1985, voltou ao remake em 2010, de visual novo, é claro. Na década de 80, ela tinha o corte de cabelo estilo Chitãozinho & Xororó. Em 2010 arrasou com as luzes californianas, uma das fortes tendências para as madeixas naquele ano, com o degradê nos fios, que deixa as pontas do cabelo mais claras, dando ares de verão à composição.
Hoje, como tendência forte para o Outono/Inverno 2021, o destaque vai para as mechas Saint-Tropez, que são hit desde os anos 60 e, vez ou outra, volta a ser uma tendência.
As mechas Saint-Tropez são finas e vão da raiz até as pontas. Com as raízes mais escuras e pontas mais claras, a técnica também é conhecida como esfumaçamento.
Ombreiras: tendência na moda outono/inverno 2021
Ombreiras
Símbolo do empoderamento feminino, as ombreiras definitivamente fizeram sucesso nos anos 80, em 2010 e em 2021 também. Porém, mais discretas e menores. As ombreiras deixam o look elegante, equilibrando a silhueta e levantando os ombros caídos.
Nos anos 80 (a exemplo de Marieta Severo na foto acima), as mulheres buscavam exercer cargos importantes, até então ocupados por homens. Por isso, abusaram das ombreiras, tendência que as deixavam com mais presença. Isso ainda não mudou! Continuamos na luta, por isso meninas: ABUSE DA OMBREIRA!
Polainas
Marcou a colorida década de 80, em 2010 invadiu as escolas e até mesmo as academias, usada por mulheres de todas as idades, hoje pode ser usada como um truque de styling. Uma dica é usar por cima da bota, ou com um salto legal, formando uma bota estilosa para te ajudar a esquentar um pouco no frio do inverno.
Deixe um comentário