Festival faz tributo a Arnourd Rodrigues
Destaques

Festival Canavial LAB realiza tributo a Arnaud Rodrigues

Festival Canavial LAB realiza tributo a Arnaud Rodrigues. O espetáculo cultural, em homenagem ao multiartista pernambucano, é realizado por um grupo de doze jovens musicistas, da cidade de Serra Talhada, no sertão do estado. Apresentação acontece neste sábado (10), às 21h, na web

O Festival Canavial LAB, evento dedicado à música, à arte e à cultura popular da Zona da Mata de Pernambuco, apresenta, no próximo sábado (11), às 21h, na web, um espetáculo cultural inédito dedicado ao multiartista, Arnaud Rodrigues – um dos homenageados deste ano do festival.

Cine-PE abre inscrições para as mostras competitivas

O tributo virtual, preparado em memória ao ex-cantor, compositor, ator, redator e comediante, falecido há onze anos, é realizado por um grupo de doze artistas de Serra Talhada, cidade do sertão do estado, região onde nasceu o artista.

Nesta edição, o festival também homenageia o mestre de maracatu, Zé Duda, do Maracatu Estrela de Ouro; além do mestre Nelson Ferreirinha, do Caboclinho Sete Flechas, de Goiana (in memorian); e o ex-deputado por Pernambuco, Cadoca in memorian), incentivador e apoiador da cultura pernambucana.

O projeto, que conta com cenário e um figurino todo especial, foi elaborado ainda no ano passado, durante o início da pandemia da covid-19.

No espetáculo, os jovens artistas fazem uma imersão na vida e obra de Arnaud Rodrigues, homem de uma personalidade artística forte, e que marcou sua trajetória na televisão, cinema, teatro, esportes, e na música brasileira.

Ao lado de Chico Anysio, um dos seus maiores e inseparáveis companheiros de trabalho, Arnaud Rodrigues encantou e alegrou os brasileiros, com sua versatilidade e criatividade para o humor.

Algumas dessas marcas da irreverência de Arnaud, vão ganhar mais brilho e força no espetáculo cultural, que será transmitido no canal do festival no Youtube.

O show online, chamado de Nave do Tempo – Tributo a Arnaud Rodrigues, tem a participação de Branca Sousa, Cinthia Kherlly, Emanuel Carvalho, Gabrielle Souza, Luiz Carlos Alves, Pedro Pólla, Sandino Lamarca, Sandra Klébya e Silvio Ferraz.

Juntos trazem ao palco virtual, uma mistura de sons, vozes, cores, e movimentos, que têm o DNA cultural de Arnaud Rodrigues. Entre os trabalhos musicais apresentados pelos jovens, destaca-se: O som do Paulinho (1976); Redescobrimento (1979); Em cima daquele morro (1976); Gaivota Humana (1976); e A volta de Lampião (1979). “O Festival Canavial Lab é a nossa primeira grande vitrine para esse espetáculo. Queremos transmitir esse show ao mundo, por meio da internet. Buscamos fazer um trabalho diferente de tudo que já se viu e ouviu sobre Arnaud Rodrigues”, revela Emanuel Carvalho.

“O Festival Canavial tem, ao longo de toda sua trajetória, sua missão de atuar na proteção, preservação, conservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural pernambucano. Não abrimos mão disso. E neste ano, não poderia ser diferente: escolher Arnaud Rodrigues como uma de nossas memórias culturais, é motivo de muito orgulho. Temos o dever e a responsabilidade de manter vivo o seu legado cultural” enfatiza Afonso Oliveira, idealizador e curador do festival.

Biografia

Arnaud Rodrigues é natural de Serra Talhada, Sertão do Alto Pajeú, no interior de Pernambuco. Foi de lá que ele partiu com o sonho de ter uma vida diferente na região sul do Brasil.

Chegando lá, fez sucesso na televisão, com participação em cinco novelas; além de 4 seriados e três casos especiais. Na TV Globo, onde passou a maior parte de sua carreira, escreveu 26 programas e dividiu várias apresentações ao lado de um dos seus melhores amigos, Chico Anysio.

Ele também trabalhou no SBT, no programa A Praça é Nossa, juntamente com o comediante Antônio Carlos de Nobrega. Como compositor, escreveu mais 500 músicas, além de gravar e regravar mais de 300 canções de sua autoria. Arnaud Rodrigues morreu, aos 68 anos, vítima de um afogamento, em 02 de fevereiro de 2010, quando o barco em que estava com a família, virou no lago da Usina Hidrelétrica de Lajeado, em Palmas.

Sobre o Autor

Caren Diniz

Caren Diniz é jornalista formada em 2010 pela Universidade Paulista. Nascida e criada na capital de São Paulo, se mudou para Serra Talhada em 2011, e desde então, atua em veículos de comunicação locais, como a rádio Cultura e a Tv Asa Branca, afiliada Rede Globo.
Caren costuma escrever sobre jornalismo diário, e destaca histórias de personagens locais.

1 comentário

Clique aqui para deixar um comentário