Ah! As borboletas… Nos últimos tempos, as borboletas se tornaram uma presença frequente em nossa volta. Reparou?
SãoFiltros de Instagram com versões coloridas do animal, maquiagens com elas desenhadas, o revival das presilhas de cabelo feitas a partir de seu formato e até nas roupas, com estampas e aplicações ilustrando-as.
A confirmação de que estavam de volta à moda, porém, veio no Grammy Awards 2021 com Dua Lipa, uma das vencedoras da noite, usando não apenas um, mas dois vestidos da Versace com borboletas bordadas.
Logo que apareceu com os looks, a cantora promoveu uma onda de nostalgia ao relembrar duas produções marcantes dos anos 1990 e 2000 com o animal: um vestido de malha metalizada assimétrico usado por Christina Aguilhera e Naomi Campbell (também assinado pela grife italiana) e um top de cristais coloridos eternizado por Mariah Carey ao lado de uma calça jeans de cintura baixa.
Sucesso nessas décadas, a borboleta passou um tempo longe das tendências e retorna, agora, embalada na nostalgia fashion e no resgate dos visuais vintage que estão em alta.
No passado, não foi apenas a marca criada por Gianni Versace que apostou nas borboletas, e elas tiveram diversos momentos de destaque nas passarelas.
Ao longo de sua carreira, por exemplo, Alexander McQueen – e depois Sarah Burton, que assumiu a etiqueta homônima do estilista após sua morte – se inspirou no animal em várias ocasiões.
Jean Paul Gaultier foi outro nome importante que trouxe o colorido delas para as suas coleções e surpreendeu ao retratá-las de forma quase realista nos vestidos da sua Alta-Costura primavera/verão 2014.
Grifes como Valentino e Moschino também já foram influenciadas pelo inseto em seus looks.
Coloridas, intrigantes e símbolo de beleza, elas refletem o estilo divertido, alto-astral e cheio de elementos diferentes que as gerações mais novas se inspiram, se tornando o ícone perfeito para estrelar looks descolados do screen style.
Refletindo um pouco mais além na tendência, esses animais carregam em nossa sociedade um significado de boa sorte (quem nunca ouviu o ditado de que uma borboleta pousar em você é um bom sinal?), de transformação, em referência a mudança que passam de lagartas até assumirem sua forma permanente, e de crescimento.
Vê-las no dia a dia é também uma forma de nos lembrarmos da constante evolução que nós, e o mundo, vivemos a todo momento.
Inspire-se nos looks abaixo para aderir às borboletas nas produções!
Deixe um comentário