A Prefeitura de Serra Talhada,através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), disponibilizaram para a população o Manual de Descarte Certo.
A ideia é ajudar a população, com uma breve explicação, sobre onde e quando descartar corretamente seus resíduos, como: óleo de fritura, baterias, pneus inservíveis, lâmpadas, pilhas e etc.
APRESENTAÇÃO DO MANUAL
O Blog Rochany Rocha entrou em contato com o Secretário de Meio Ambiente, Sinésio Rodrigues, para saber mais sobre o manual.
“O Manual Descarte Certo se dá como resposta à necessidade de consolidar as informações básicas para a destinação ambientalmente adequada de produtos e materiais pós-consumo”, explica o secretário, completando:
“A logística reversa tem o papel de garantir que estes resíduos cheguem no seu destino ambientalmente adequado. Dessa forma, esse material poderá ser valorizado novamente e continuar sendo útil para alguém. Outro papel da logística reversa é garantir que o resíduo que não possa ser recuperado seja destruído de maneira que não prejudique o meio ambiente”, ressalta.
Projeto de lei que beneficia a Mulher é aprovado
Para a Biomédica da Labomed, Edilza Godim, o manual vem como uma orientação necessária e completa.
“Recebi o manual pelo WhatsApp e achei muito bom. Gostei de ver a inciativa da Prefeitura e da sociedade de modo geral em tratar a questão do descarte correto com uma demanda voltada para a consciência ambiental das pessoas. Por isso, é muito importante falar sobre isso nas escolas, e precisa ser muito bem discutido, porque o descarte inadequado vai impactar diretamente no solo, na água, na poluição do ambiente como um todo” disse a biomédica.
Embora seja uma iniciativa importante, a ação ficou limitada, de acordo com a estudante universitária, Mariana Bezerra.
“Aqui na minha casa nós temos apenas um descarte, não temos muita cuidado com relação ao lixo, até porque não sabemos como fazer de forma correta. Na minha rua e no meu bairro, ainda não tivemos acesso a essa Cartilha de Lixo, que é disponibilizado pela Prefeitura. Não temos coleta seletiva e nem a prática de separar o lixo orgânico do reciclável, por exemplo, até porque nos bairros não vemos muito essa conscientização”, contou.
Segundo Sinésio, está na programação do governo a instalação de lixeiras seletivas nas praças e avenidas, seguindo orientações do Plano Municipal de Coleta Seletiva de Serra Talhada.
Assim como os Pontos de Entrega Voluntária – PEVs, que serão disponibilizados em locais específicos em cada bairro.
Sobre a distribuição do manual, o secretário explicou que “neste momento o manual não será distribuído impresso, apenas de forma virtual”.
Você pode acessar o PDF do Manual de Descarte Correto através do link: http: serratalhada.pe.gov.br/manual-descarte-certo-serra-talhada
Deixe um comentário