Destaques

MUSEU DA COMPESA ENTRA NO ROTEIRO CULTURAL DE PERNAMBUCO

Os 50 anos da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), celebrados em julho, serão contados a partir de um acervo inédito que remonta a história do saneamento no Estado. O ano de celebração do cinquentenário da Companhia marca também o início das atividades do Museu Universo Compesa, um ambiente híbrido (virtual e físico) que tem como objetivo resgatar, preservar e difundir a história do saneamento de Pernambuco e a memória institucional da Compesa.

O Museu atuará tanto no ambiente virtual, disponibilizando informações para consulta e pesquisas on-line e um Tour Virtual 360° pelo acervo com mais de 250 itens, quanto de forma presencial, com sala expositiva que reúne tecnologia, interatividade e educação para o público de diferentes idades, localizada na sede administrativa da Companhia, bairro de Santo Amaro, no Recife.

Durante a solenidade que oficializou a abertura do Museu, na sede da Companhia, a presidente da Compesa, Manuela Marinho, destacou a importância da preservação da memória do saneamento. “O Museu Universo Compesa marca a história do saneamento e dos 50 anos da Compesa e está sendo entregue aos pernambucanos como mais um instrumento de cultura, preservação da memória, transmissão de conhecimento e resgate do patrimônio sociocultural do Estado. O novo espaço reafirma o compromisso de responsabilidade socioambiental da Compesa com a história que vem sendo construída pela empresa no Estado”, destacou a presidente.

Entre as peças do museu, que serão expostas de forma rotativa para o público, destaque para itens historicamente valiosos, como uma válvula inglesa adquirida e instalada nas adutoras do Sistema Gurjaú, projetadas e construídas pelo engenheiro Saturnino de Brito, patrono da Engenharia Sanitária do Brasil; um dos primeiros dessalinizadores utilizados na ilha de Fernando de Noronha; mapas do acervo arquitetônico que datam da fundação da Companhia, entre outros itens. Todas as peças foram reunidas e catalogadas por uma consultoria especializada em museologia, elevando o antigo espaço de visitação na sede, o Universo Compesa, à categoria de museu, agora cadastrado no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

“Em 2020, com a suspensão das visitas presenciais ao antigo espaço Universo Compesa, devido à pandemia de Covid-19, iniciamos as atividades de educação socioambiental no ambiente virtual, com o projeto Universo em Rede. Este formato permitiu a ampliação comunicacional e possibilitou a projeção das nossas ações educacionais em todo o Estado. A partir daí, utilizamos essa expertise para as atividades que serão desenvolvidas pelo museu, com a premissa de seguir difundindo a preservação e a utilização responsável dos recursos hídricos nesse formato híbrido”, explica a gestora do Museu Universo Compesa, Daniela Lima

MOSTRA – A Exposição “Eu e Água – 50 anos da Compesa”, com curadoria de Leonardo Crocia, marca a abertura das atividades do Museu Universo Compesa. A mostra, em cartaz até 17 de setembro na sede da Companhia, aborda a evolução da empresa e do abastecimento de água e tratamento de esgoto em Pernambuco por meio da atuação das suas equipes nos mais variados setores da instituição. A inspiração para o roteiro é a música “Eu e Água”, composta por Caetano Veloso, de onde foram retirados tópicos para narrar os seis setores da exposição. A poesia de “Eu e Água” inspira a visitação contemplando um panorama amplo histórico dos 50 anos da Compesa.

SERVIÇO
Museu Universo Compesa (Tour Virtual 360°)
www.compesa.com.br/museuuniversocompesa

Museu Universo Compesa (visitas presenciais)
Horário: das 8h às 12 e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, mediante agendamento por telefone: 3412-9039.

*ASCOM

Sobre o Autor

Rochany Rocha

Oi! Sou Comunicadora Social, com habilitação em jornalismo, o que me deu oportunidades incríveis de dirigir uma grande rádio, além de trabalhar como assessora de imprensa de grandes instituições públicas e privadas. Como Docente, tive a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos com mais de 2 mil alunos. Já a especialização em Marketing e Jornalismo político me deu a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e hoje, me realizo informando coisas boas para meus leitores.
Sou mãe de dois meninos lindos, que me dão motivação diária para fazer o que mais amo. Quer saber um pouco mais? Então manda um e-mail para blogrochanyrocha@gmai.com e terei o maior prazer em respondê-los. Beijos!!

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário