Maria Ressa
Destaques

Jornalistas ganham Prêmio Nobel da Paz

Notícia boa para a categoria nesta sexta-feira (08). Os jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov, foram os vencedores do Nobel da Paz de 2021.

Os ganhadores foram informados sobre o prêmio por telefone, através do Comitê Norueguês do Nobel, horas antes da divulgação oficial.

Ressa ajudou a fundar um site de jornalismo independente nas Filipinas e quase não acreditou ter ganhado o prêmio.

Academia Real das Ciências da Suécia anunciou que ambos ganharam o prêmio por seus esforços para defender a liberdade de expressão.

Um grande feito para a categoria de comunicadores, que diariamente sofre ataques, inibindo a prática jornalística na tentativa de censurar as informações.

Muratov é um dos fundadores e editor-chefe de um jornal russo que já teve seis jornalistas assassinados, e os dois laureados vão dividir o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,3 milhões).

Leia a transcrição do telefonema:

Maria Ressa: — Alô.
Porta-voz do Nobel: — Alô, eu estou falando com Maria Ressa?
Maria: — Sim, você está!
Porta-voz: — Eu sou do comitê norueguês do Nobel em Oslo e estou ligando para você em nome do comitê norueguês do Nobel. É um grande prazer para mim, Maria, te informar que às 11 horas do horário local aqui em Oslo vai ser anunciado que você foi premiada com o prêmio Nobel da Paz de 2021 por sua corajosa luta…
Maria: — Meu deus.
Porta-voz: — …por liberdade de expressão nas Filipinas. E você vai dividir o prêmio com outro candidato que eu não posso revelar o nome agora porque preciso ligar para essa pessoa primeiro.
Maria: — Meu deus.
Porta-voz: — Eu vou apenas parabenizá-la em nome do comitê e nós vamos ligar para você novamente depois com mais informações, mas seria encantador ouvir sua reação imediata e espontânea a esta notícia.
Maria: — Eu… eu… eu estou sem palavras. Meu deus, obrigado. Meu deus, isso é… Eu estou sem palavras. MUITO MUITO obrigado.
Porta-voz: — Eu estou feliz em ouvir isso. E por favor, Maria, você precisa não contar a outras pessoas antes das 11 horas, quando a notícia será oficialmente divulgada.
Maria: — Ok.
Porta-voz: — Tudo bem para você?
Maria: — Ok. Até as 11 horas?
Porta-voz: — Até as 11 horas. Ok, eu preciso dizer adeus agora…
Maria: — Obrigadooo!
Porta-voz: — Eu vou fazer a outra ligação [para o outro vencedor].
Maria: — Ok!
Porta-voz: — Ok. Tchau tchau!
Maria: — Muito obrigado!
Porta-voz: — Tchau tchau!
Maria: — Tchau tchau!

De acordo com o Comitê Norueguês do Nobel, os jornalistas ganharam o Nobel por seus esforços para defender a liberdade de expressão, que “é uma pré-condição para a democracia e para uma paz duradoura”.

Nós do Blog Rochany Rocha parabeniza os ganhadores, que hoje representam milhares de jornalistas que, de forma ética e comprometida, defendem a democracia e a liberdade de imprensa. Principalmente agora, em que enfrentamos condições cada dia mais adversas, com agressões , censuras e ameaças diárias, apenas por tentarmos mostrar a verdade ao povo.

*Com informações da CNN

Sobre o Autor

Rochany Rocha

Oi! Sou Comunicadora Social, com habilitação em jornalismo, o que me deu oportunidades incríveis de dirigir uma grande rádio, além de trabalhar como assessora de imprensa de grandes instituições públicas e privadas. Como Docente, tive a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos com mais de 2 mil alunos. Já a especialização em Marketing e Jornalismo político me deu a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e hoje, me realizo informando coisas boas para meus leitores.
Sou mãe de dois meninos lindos, que me dão motivação diária para fazer o que mais amo. Quer saber um pouco mais? Então manda um e-mail para blogrochanyrocha@gmai.com e terei o maior prazer em respondê-los. Beijos!!

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário