Lifestyle Saúde

Exposição ao sol pode causar queimaduras graves. Veja!

A exposição solar prolongada pode provocar queimaduras de diversos graus na pele, causando vermelhidão, queimação e muito incômodo. Há duas semanas levei meus pequenos à praia e me distraí fazendo castelinho na areia. Sem perceber, estava adquirindo uma queimadura feia nas costas. Acredito que esse episódio já deve ter acontecido com muita gente. O que nem todos sabem é que esse tipo de queimadura é grave e pode deixar sequelas.
Como sou muito branca, logo a vermelhidão tornou-se bolhas de água extremamente desconfortáveis e coçando bastante. Procurei a Dra. Samara Godoy, Dermatologista super renomada que me ajudou muito!!
“Antes de tudo devemos lembrar de passar sempre o protetor solar, várias vezes se necessário, inclusive quem fica só sentadinho na barraca”, orienta a Dra. Samara. Ainda de acordo com a Dra. Alguns procedimentos simples podem ajudar a amenizar o desconforto. Porém, há necessidade de um acompanhamento médico.
“A falta de proteção solar e a exposição aos raios solares nos horários de maior intensidade resultam em pele vermelha, ardência e descamação. Por isso, é importante tomar medidas preventivas contra o sol não só para evitar não só as queimaduras, mas também o câncer de pele. O mais importante é lembrar de reaplicar o protetor solar a cada 2h ou após mergulhar. Mormaço também queima! Não se engane. Nos dias nublados, até 80% da radiação ultravioleta pode atravessar as nuvens e atingir nossa pele”, explica Samara.
A Dra. Explica que o correto é evitar tomar sol entre as 9h e 16h, pois entre este período os raios solares são mais fortes. Em relação ao protetor solar, o correto é fazer uma aplicação a cada duas horas. O excesso de sol na pele pode provocar, além de todo esse desconforto, o câncer de pele. 
“A radiação que o sol emite queima as células fazendo-as morrer e danificando o DNA, o que causa inflamação. Por isso, a pele fica vermelha, ardida e inchada. A descamação ocorre quando as células mortas são eliminadas do corpo. Se isso acontecer, é preciso tomar alguns cuidados para minimizar o incômodo. Use compressa de água gelada, pois elas podem ser feitas com toalhas macias ou gazes e ajudam a baixar a temperatura corporal. Além disso, fique em repouso, descanse e não se esforce. As vítimas de insolação costumam sentir cansaço e dores, sendo o repouso uma das melhores armas contra tais sintomas”.
Se a dor persistir e a pessoa entrar em estado febril, procure um médico para indicar o uso de medicamentos para aliviar o problema. Lembre-se que as queimaduras podem ser de 1º ou 2º graus e, alguns casos necessitam de medicamentos com receita e acompanhamento médico. Meu caso!!!
Ainda estou fazendo o tratamento, por isso não vou postar a foto de como ficou, mas a foto de como estava fica aí disponível, para que você não se esqueça do protetor solar. 

Sobre o Autor

Rochany Rocha

Oi! Sou Comunicadora Social, com habilitação em jornalismo, o que me deu oportunidades incríveis de dirigir uma grande rádio, além de trabalhar como assessora de imprensa de grandes instituições públicas e privadas. Como Docente, tive a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos com mais de 2 mil alunos. Já a especialização em Marketing e Jornalismo político me deu a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e hoje, me realizo informando coisas boas para meus leitores.
Sou mãe de dois meninos lindos, que me dão motivação diária para fazer o que mais amo. Quer saber um pouco mais? Então manda um e-mail para blogrochanyrocha@gmai.com e terei o maior prazer em respondê-los. Beijos!!

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário