Destaques Entrevistas

Mês das Mulheres: Dorotéa, a Cangaceira Rosa

MARIA DOROTÉA NOGUEIRA DOS SANTOS

Nossa homenagem de hoje (05) vai para essa guerreira, nossa Cangaceira Rosa, vítima o Câncer de mama em 2007, que buscou inspiração em Maria Bonita para homenagear e ajudar as vítimas de Câncer de Mama. E não foi à toa que Dorotéa se inspirou em Maria Bonita não. Dorotéa precisou ter bravura semelhante à mulher de Lampião para lutar contra o Câncer e hoje ajuda quem sofre do mesmo mal.

Apesar de todos os meses de outubro se vestir a caráter para divulgas as ações beneficentes que promove em prol das pacientes, o trabalho de Dorotéa acontece o ano inteiro, com kits higiênicos e lanches doados às mulheres em tratamento na Cidade de Recife.

“É uma viagem dura para quem vem se tratar. Muitas vezes essas mulheres vem apenas com o dinheiro da passagem. Não levam comida, muito menos produtos de higiene como sabonete, desodorante e creme dental”.

Mesmo com as angústias provocadas pela doença, Dorotéa nunca perdeu o ânimo. Hoje, faz parte do elenco do maior espetáculo ao ar livre dos Sertões brasileiro. Realização do sonho de infância, quando improvisava personagens e apresentações em casa para a família.

“Quando superei a doença, percebi que eu tinha que fazer o que tinha vontade. Tinha que ser feliz da minha forma, pois a qualquer momento a nossa vida se vai e precisamos vivê-la com alegria. Então entrei para a Fundação Cabras de Lampião, já fiz vários filmes, sendo protagonista de alguns e faço parte desse espetáculo maravilhoso que é o Massacre de Angico”.

Dorotéa criou a Maria Amiga do Peito e promove, ainda, o Chá das Guerreiras, um eventos com palestras e momentos de cuidados, como: arrumar o cabelo, a sobramcelha, maquiagem, etc. E é por sua história de luta, superação, solidariedade e legado cultural, que nós do Blog Rochany Rocha homenageamos essa Cangaceira Rosa. Feliz dia das Mulheres!!!

Sobre o Autor

Rochany Rocha

Oi! Sou Comunicadora Social, com habilitação em jornalismo, o que me deu oportunidades incríveis de dirigir uma grande rádio, além de trabalhar como assessora de imprensa de grandes instituições públicas e privadas. Como Docente, tive a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos com mais de 2 mil alunos. Já a especialização em Marketing e Jornalismo político me deu a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e hoje, me realizo informando coisas boas para meus leitores.
Sou mãe de dois meninos lindos, que me dão motivação diária para fazer o que mais amo. Quer saber um pouco mais? Então manda um e-mail para blogrochanyrocha@gmai.com e terei o maior prazer em respondê-los. Beijos!!

1 comentário

Clique aqui para deixar um comentário

  • LINDAS MATÉRIAS,PARABÉNS VC TAMBÉM COMO UMA GRANDE GUERREIRA,SÓ TEMOS A TE AGRADECER MUITO OBRIGADA QUERIDA.