MARIA DOROTÉA NOGUEIRA DOS SANTOS
Nossa homenagem de hoje (05) vai para essa guerreira, nossa Cangaceira Rosa, vítima o Câncer de mama em 2007, que buscou inspiração em Maria Bonita para homenagear e ajudar as vítimas de Câncer de Mama. E não foi à toa que Dorotéa se inspirou em Maria Bonita não. Dorotéa precisou ter bravura semelhante à mulher de Lampião para lutar contra o Câncer e hoje ajuda quem sofre do mesmo mal.
Apesar de todos os meses de outubro se vestir a caráter para divulgas as ações beneficentes que promove em prol das pacientes, o trabalho de Dorotéa acontece o ano inteiro, com kits higiênicos e lanches doados às mulheres em tratamento na Cidade de Recife.
“É uma viagem dura para quem vem se tratar. Muitas vezes essas mulheres vem apenas com o dinheiro da passagem. Não levam comida, muito menos produtos de higiene como sabonete, desodorante e creme dental”.
Mesmo com as angústias provocadas pela doença, Dorotéa nunca perdeu o ânimo. Hoje, faz parte do elenco do maior espetáculo ao ar livre dos Sertões brasileiro. Realização do sonho de infância, quando improvisava personagens e apresentações em casa para a família.
“Quando superei a doença, percebi que eu tinha que fazer o que tinha vontade. Tinha que ser feliz da minha forma, pois a qualquer momento a nossa vida se vai e precisamos vivê-la com alegria. Então entrei para a Fundação Cabras de Lampião, já fiz vários filmes, sendo protagonista de alguns e faço parte desse espetáculo maravilhoso que é o Massacre de Angico”.
Dorotéa criou a Maria Amiga do Peito e promove, ainda, o Chá das Guerreiras, um eventos com palestras e momentos de cuidados, como: arrumar o cabelo, a sobramcelha, maquiagem, etc. E é por sua história de luta, superação, solidariedade e legado cultural, que nós do Blog Rochany Rocha homenageamos essa Cangaceira Rosa. Feliz dia das Mulheres!!!
LINDAS MATÉRIAS,PARABÉNS VC TAMBÉM COMO UMA GRANDE GUERREIRA,SÓ TEMOS A TE AGRADECER MUITO OBRIGADA QUERIDA.