Destaques Lifestyle Saúde

DIÁSTASE: Blogueira Rochany Rocha conta como adquiriu e como amenizar sequelas

Olá!!

O post de hoje é mais um relato da minha saga de gestação e pós parto e o tema é a diastase ou diástase. Durante a gestação, o estiramento da musculatura abdominal é indispensável para permitir o crescimento uterino, ocorrendo, portanto, uma separação dos feixes dos músculos retos abdominais, que tem como funções flexionar e dar apoio a coluna, sustentar a massa visceral, auxiliar na expiração forçada, etc. O útero grávido em crescimento não apenas estira os músculos abdominais, como devido á frouxidão da linha alba e dos retos abdominais separados, deixam um espaço de mais ou menos 1 a 3 cm entre os dois ventres do músculo reto abdominal no final da gestação, chamado de diástase. As fibras musculares abdominais encompridam e, como a linha alba se separa (diástase), o abdômen protrai a partir das 20 semanas, para acomodar o feto em crescimento. A involução do útero (após o parto) geralmente termina em cerca de catorze dias, mas os músculos abdominais podem levar até seis semanas para retornar ao estado pré-gestacional e seis meses até que a força total retorne.

pós parto Tupler_diastase1

Logo após o parto toda mulher terá uma diástase visível de 2 a 3 cm que pode ocorrer acima ou abaixo do umbigo. Esta diástase não causa problemas para mulher e mesmo depois de reabilitados os músculos ficarão separados entre 1,5 a 2 cm, ou seja, o corpo pós parto nunca será igual ao corpo pré gravidez. O importante nestes casos é manter os músculos retos, mesmo que ainda estejam com essa pequena abertura.

Em alguns casos de diástases menores, fazer exercícios físicos acompanhados por um fisioterapeuta, dá excelentes resultados. Mas, em casos de grandes aberturas e desalinhamento muscular é necessário fazer a sutura dos músculos. Foi o que aconteceu comigo.

Na minha primeira gravidez engordei 22 kg e na segunda 18 Kg. Porém, ainda precisava perder 6 Kg da primeira gestação ainda. Com muita determinação, consegui perder todos os quilinhos adquiridos nas duas gestações e conquistei o mesmo peso que tinha quando casei. Mas o corpo não era mais o mesmo… Eu estava com uma barriga estranha, abaulada e pontuda que parecia uma gravidez (hoje sei que esta barriga de diástase se chama barriga da mamãe) e minha barriga inflava no decorrer do dia, à noite ela estava o triplo do tamanho.

 Como o meu grau de diástase é grande, preciso realizar uma cirurgia para corrigir. Mas como ainda não tenho coragem suficiente para isso ainda, decidi então apostar em um mix de atividades que me proporcionasse um melhor resultado. Busquei os melhores profissionais do mercado e inicio na próxima segunda (08), uma verdadeira maratona!

Atividade física, com o Personal Mega, Mara, Super Competente, Romero Ferraz. Uma alimentação extremamente saudável, mas sem perder sabor e qualidade. Adoro comer e acredito que esse será o maior de todos os desafios, mas estou decidida a melhorar minha alimentação. Para isso, não poderia ser outra pessoa para me ajudar com isso. Camila Andrada, do Bistrô Fitness tem quase 2 anos de experiência no mercado, e contando com acompanhamento de uma nutricionista, vai cuidar das minhas 6 refeições diárias. E a Fisioterapeuta dermatofuncional, mais carismática de todos os tempos, Carol Inácio.

Já começo essa empreitada na segunda-feira com todos esses profissionais TOP, escolhidos a dedo, e vou postando todas as atividades que cada um está realizando comigo, os prazos e a evolução para você. Mas se você sofre desse mesmo problema, não esqueça que antes de qualquer atitude, deve procurar um médico para que ele avalie e ateste que sua saúde está apta a passar por todos esses procedimentos. E o mais importante de tudo. PROCURE PROFISSIONAIS COMPETENTES, com referência na cidade. Pesquise, estude, converse com as pessoas, pergunte para quem já usou os serviços de cada profissional que você precisar. Nunca escolha pelo preço e sim pelo profissionalismo e qualidade. Nem sempre o mais barato é o mais preparado para cuidar da sua saúde.

Vamos que vamos!!! Até segunda!!!  

Sobre o Autor

Rochany Rocha

Oi! Sou Comunicadora Social, com habilitação em jornalismo, o que me deu oportunidades incríveis de dirigir uma grande rádio, além de trabalhar como assessora de imprensa de grandes instituições públicas e privadas. Como Docente, tive a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos com mais de 2 mil alunos. Já a especialização em Marketing e Jornalismo político me deu a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e hoje, me realizo informando coisas boas para meus leitores.
Sou mãe de dois meninos lindos, que me dão motivação diária para fazer o que mais amo. Quer saber um pouco mais? Então manda um e-mail para blogrochanyrocha@gmai.com e terei o maior prazer em respondê-los. Beijos!!

2 Comentarios

Clique aqui para deixar um comentário