Destaques Lifestyle Saúde

Doença de Chagas: Conhece alguém que tem? Então veja!

Uma das patologias mais comuns na nossa região é a Doença de Chagas. A doença é transmitida pelo Trypanosoma Cruzi, encontrado nas fezes de um inseto, popularmente conhecido como “barbeiro”. Esse inseto era bastante comum em casas de taipa, por proporcionar um bom esconderijo ao animal.

Os humanos afetados pela doença apresentavam sintomas semelhantes a uma gripe no momento inicial da infecção, sendo difícil o diagnóstico inicial na maioria das vezes. Após esse período, a infecção se cronifica e pode atingir, tanto o coração, quanto o sistema digestório humano.

Para falar sobre isso, entrevistamos o médico, cardiologista do CEM – Centro de Especialidades Médicas, Dr. Antonio Melo, que explicou que “o acometimento cardíaco pode levar a diversas complicações, dentre ela a insuficiência cardíaca ou a arritmias graves”.

“De acordo com Antônio, existe tratamento para a fase aguda, porém devido a dificuldade diagnóstica, os pacientes devem ser acompanhados para prevenir ou retardar as complicações da fase crônica.

“Graças as políticas públicas de saúde, a transmissão da doença está praticamente acabada. Porém os pacientes que adquiriram a doença necessitam de acompanhamento cardiológico constante a fim de evitar que às complicações se perpetuem, melhorando assim a qualidade de vida de quem é portador da doença”, explica o médico.

 

Sobre o Autor

Rochany Rocha

Oi! Sou Comunicadora Social, com habilitação em jornalismo, o que me deu oportunidades incríveis de dirigir uma grande rádio, além de trabalhar como assessora de imprensa de grandes instituições públicas e privadas. Como Docente, tive a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos com mais de 2 mil alunos. Já a especialização em Marketing e Jornalismo político me deu a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e hoje, me realizo informando coisas boas para meus leitores.
Sou mãe de dois meninos lindos, que me dão motivação diária para fazer o que mais amo. Quer saber um pouco mais? Então manda um e-mail para blogrochanyrocha@gmai.com e terei o maior prazer em respondê-los. Beijos!!

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário