Uncategorized

Setembro Amarelo: Alunos da FIS realizam ação contra o suicídio

No mês de setembro vivenciamos a luta contra o suicídio com a campanha Setembro Amarelo. Diante disso, os alunos do 5º período do curso de enfermagem da Faculdade de integração do Sertão – FIS, realizaram uma ação de conscientização e prevenção ao Suicídio no hall de entrada da faculdade.

Entre os materiais apresentados pelos alunos, foi apresentado uma análise das condutas tomadas pelos enfermeiros aos pacientes após a tentativa de suicídio. “Muitas vezes o enfermeiro não está capacitado para cuidar desse paciente. A porta de entrada para alguém que tentou suicídio como ajuda é a equipe de saúde na emergência. Então a equipe de saúde não está tratando apenas a dor física, mas a emocional, e tudo que você disser tem um peso maior para esse paciente. Dados mostram que muitas vezes essas pessoas saem do mesmo jeito que entraram na emergência, e quando tratados adequadamente conseguimos curar a dor psíquica. Então devemos cuidar, orientar e encaminhar para outros profissionais capacitados para ajudar esse paciente”, explica a aluna Mary Marques.

 

De acordo com a psicóloga e professora, Mayna Nogueira, trabalhar essa temática é de suma importância para o desenvolvimento dos alunos, tanto como pessoa, quanto como futuros profissionais de saúde. “É de fundamental importância que esse tipo de assunto seja trabalhado, discutido e avaliado pelos alunos. Temos o espaço da instituição para chamar a atenção dos alunos, tanto do curso de enfermagem, quanto dos demais cursos da área da saúde, quanto a essa temática de importância geral da sociedade e pouco falado pela população”.

“O suicídio é uma doença. É através da conscientização e mobilização social que podemos detectar e buscar ajudar as pessoas que precisam de acompanhamento. Uma campanha dessa natureza, que previne e defende que as pessoas que tenham algum tipo de problema busque um profissional, é de fundamental importância, não só para o aluno, mas para a sociedade civil em geral. Isso mostra a responsabilidade social e a preocupação da FIS com a comunidade, afirmando seu papel como empresa que busca a integração Instituição-Comunidade de todos os Sertões na qual está inserida”, conclui Luis Melo, Presidente da Faculdade.

 

Sobre o Autor

Rochany Rocha

Oi! Sou Comunicadora Social, com habilitação em jornalismo, o que me deu oportunidades incríveis de dirigir uma grande rádio, além de trabalhar como assessora de imprensa de grandes instituições públicas e privadas. Como Docente, tive a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos com mais de 2 mil alunos. Já a especialização em Marketing e Jornalismo político me deu a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e hoje, me realizo informando coisas boas para meus leitores.
Sou mãe de dois meninos lindos, que me dão motivação diária para fazer o que mais amo. Quer saber um pouco mais? Então manda um e-mail para blogrochanyrocha@gmai.com e terei o maior prazer em respondê-los. Beijos!!

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário