No mês de setembro vivenciamos a luta contra o suicídio com a campanha Setembro Amarelo. Diante disso, os alunos do 5º período do curso de enfermagem da Faculdade de integração do Sertão – FIS, realizaram uma ação de conscientização e prevenção ao Suicídio no hall de entrada da faculdade.
Entre os materiais apresentados pelos alunos, foi apresentado uma análise das condutas tomadas pelos enfermeiros aos pacientes após a tentativa de suicídio. “Muitas vezes o enfermeiro não está capacitado para cuidar desse paciente. A porta de entrada para alguém que tentou suicídio como ajuda é a equipe de saúde na emergência. Então a equipe de saúde não está tratando apenas a dor física, mas a emocional, e tudo que você disser tem um peso maior para esse paciente. Dados mostram que muitas vezes essas pessoas saem do mesmo jeito que entraram na emergência, e quando tratados adequadamente conseguimos curar a dor psíquica. Então devemos cuidar, orientar e encaminhar para outros profissionais capacitados para ajudar esse paciente”, explica a aluna Mary Marques.
De acordo com a psicóloga e professora, Mayna Nogueira, trabalhar essa temática é de suma importância para o desenvolvimento dos alunos, tanto como pessoa, quanto como futuros profissionais de saúde. “É de fundamental importância que esse tipo de assunto seja trabalhado, discutido e avaliado pelos alunos. Temos o espaço da instituição para chamar a atenção dos alunos, tanto do curso de enfermagem, quanto dos demais cursos da área da saúde, quanto a essa temática de importância geral da sociedade e pouco falado pela população”.
“O suicídio é uma doença. É através da conscientização e mobilização social que podemos detectar e buscar ajudar as pessoas que precisam de acompanhamento. Uma campanha dessa natureza, que previne e defende que as pessoas que tenham algum tipo de problema busque um profissional, é de fundamental importância, não só para o aluno, mas para a sociedade civil em geral. Isso mostra a responsabilidade social e a preocupação da FIS com a comunidade, afirmando seu papel como empresa que busca a integração Instituição-Comunidade de todos os Sertões na qual está inserida”, conclui Luis Melo, Presidente da Faculdade.
Deixe um comentário