Notícia boa para quem tem processos em tramitação. É que o TJPE – Tribunal de Justiça de Pernambuco, por meio do programa Justiça Itinerante, vai realizar, nos dias 14 e 15 de março, a Caravana da Conciliação em Serra Talhada.
A iniciativa leva até as comunidades, através de uma unidade móvel, equipes voltadas a orientação e encaminhamento jurídicos e sessões de conciliação.
Segundo o Juiz de Direito e Diretor do Fórum de Serra Talhada, Diógenes Portela, a ideia é fomentar a prática de conciliação antes mesmo que as partes deem entrada em processos judiciais.
“De modo geral, as partes saem mais satisfeitas quando entendem a natureza e a solução conciliadora dos conflitos, entrando em acordo, do que quando um terceiro (juiz) decide por eles. Pensando nisso, foram criados os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC”, informa o juiz reforçando que “qualquer pessoa pode buscar os serviços do CEJUSC, no Fórum Dr. Clodoaldo Bezerra Souza e Silva com essa finalidade, mesmo que não exista o processo judicial”.
Caravana da Conciliação
Serão disponibilizadas equipes no estacionamento do Fórum Juiz Clodoaldo Bezerra de Souza e Silva, localizado no bairro Tancredo Neves, para a realização de audiências de conciliação, casamentos coletivos, solicitações para 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito, além de alguns serviços sociais disponibilizados pelo Senac e Secretaria de Saúde.
“Já foram selecionados os processos que pretendemos a conciliação, mas para todas as demais ações sociais, promovidas pelos Senac e Secretaria de Saúde, qualquer pessoa pode participar sem nenhum custo”, explica Diógenes.
A ação acontecerá em mais oito municípios e o programa é desenvolvido pelo Núcleo Permanente de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJPE, através da Gerência de Tratamento de Demandas Repetitivas e Grandes Eventos.
PROGRAMAÇÃO
11/03 – Belo Jardim
12/03 – Pesqueira
13/03 – Custódia
14 e 15/03 – Serra Talhada
18/03 – Araripina
19/03 – Ouricuri
20/03 – Parnamirim
21/03 – Cabrobó
22/03 – Floresta
*Com informações da Assessoria TJPE
Deixe um comentário