Ainda que seja inevitável para todo mundo, pouca gente se prepara para o momento da morte. Falar sobre ela já é bem difícil, mas, quando alguém da família morre, junto com todo o sofrimento, vem uma quantidade enorme de trâmites burocráticos, que envolvem desde a certidão de óbito até o funeral.
Uma forma de facilitar esse processo doloroso é contratar um plano de assistência funerária. Esse tipo de plano é uma boa opção para toda a família se preparar para o falecimento de uma forma bem mais tranquila. Continue a leitura e entenda como funciona e quais as vantagens de obtê-lo.
O que é o plano de assistência funerária?
É um serviço especializado que fornece todo o apoio necessário quando alguém morre, como questões legais, preparação do corpo e organização do funeral, regulamentado por Lei nº 13.261, de 22 de março de 2016. No geral, a cobertura varia de uma empresa para outra e entre as modalidades de planos.
De modo geral, um plano de assistência funerária normalmente inclui:
- taxas de cemitérios públicos;
- traslado do corpo — inclusive de cidades e estados diferentes;
- confecção e envio de notas de falecimento;
- urna funerária ou caixão;
- véu e ornamentação da urna;
- vestimentas;
- decoração do velório;
- local para velório e sepultamento;
- sepultamento;
- carro funerário;
- coroa de flores;
- arranjos florais.
O valor do pacote de serviços muda de acordo com a quantidade e com o tipo deles. Por exemplo, o valor de um caixão pode variar bastante, dependendo do material e acabamento que é feito. Ou seja, existem planos para atender qualquer perfil de pessoa. Além disso, o valor é parcelado em pequenas cotas mensais até que ocorra o falecimento.
Por que contratar um plano?
A principal vantagem em se contratar um plano de assistência funerária é a tranquilidade em ter alguém para resolver toda a burocracia num momento tão delicado, além de poder celebrar a vida de quem partiu com todas as homenagens merecidas. O Grupo BM possui expertise e pessoas capacitadas para lidar com essa situação, de modo que tudo seja feito de acordo com as vontades do beneficiário.
Por sinal, também é interessante poder planejar todo o funeral ainda em vida, principalmente quando se tem algum pedido especial. Mas mesmo quem não tem nenhuma recomendação específica, pode escolher o caixão, as flores, o local do velório e tudo mais que for necessário.
Outra grande vantagem é poder pagar pelo funeral bem antes, em parcelas suaves. A verdade é que um plano funerário custa muito pouco, cerca de 40 a 90 reais por mês, para toda a família, conforme a modalidade dos serviços contratados. Quando a pessoa morre, ela não deixa nenhuma despesa para os familiares, que não precisa se preocupar com nada disso no momento da perda.
Deixe um comentário