Grupo BM

Coroa de flores e seu significado

Quando alguém querido morre, é uma tradição enviar flores como sinal de condolências, assim como para homenagear os mortos em visitas ao cemitério. Nos velórios, as coroas de flores são os destaques, trazendo cor e leveza a qualquer funeral.

Mas por que são usadas flores? O que representam as coroas e como elas são feitas? É o que veremos no post de hoje. Continue a leitura e saiba mais.

Por que usamos flores nos velórios?

De modo geral, as flores representam o ciclo da vida, uma vez que elas são a parte reprodutora das plantas. Assim, simbolicamente, estão ligadas tanto à vida quanto à morte, que também pode ser compreendida como um recomeço.

Além disso, cada flor também carrega um significado especial, por exemplo:

  • crisântemo: representa sinceridade e completude;
  • rosa branca: paz e harmonia;
  • kalanchoe: felicidade;
  • gérbera: pureza e inocência (usada, principalmente, para homenagear crianças);
  • copo de leite: paz, tranquilidade e pureza;
  • lisianto: sensibilidade (usada em coroas e ramos para mulheres);
  • lírio: pureza espiritual.

O que significam as coroas nos funerais?

As coroas de flores são usadas em funerais desde a Grécia Antiga, sendo também uma tradição entre os vikings e alguns povos orientais. Elas simbolizam o ciclo de vida eterna, no qual a morte representa uma passagem para uma nova vida.

Nos tempos modernos, adquiriram uma função especial, dada a forma como os funerais são feitos. As coroas são mais práticas de serem colocadas nos caixões e nas sepulturas, além de também carregarem mensagens em sua estrutura.

A faixa localizada no centro desses arranjos acabou se tornando uma forma eficiente de transmitir condolências quando alguém morre. Basta comparar com os cartões presentes nos ramos ou buquês, que muitas vezes passam despercebidos e acabam sendo jogados fora.

Por esses motivos, as coroas de flores se tornaram uma tradição, uma forma delicada e carinhosa de homenagear o falecido, seja individualmente ou em grupo. Por sinal, elas são muito procuradas por empresas e outras entidades de classe para a homenagem funcionários mortos.

Como são feitas as coroas de flores?

Fazer uma coroa de flores não é muito simples, o que pode justificar o preço mais alto cobrado por elas em relação aos buquês. Além disso, o valor varia bastante de acordo com as flores escolhidas e outros materiais usados.

Os modelos mais simples são montados sobre uma base de esponja em forma de arco, na qual são espetadas as flores, uma a uma. Elas devem ser colocadas na mesma altura, retirando-se algumas folhas e preenchendo toda a base.

O acabamento é feito com folhagens e galhos secos, de acordo com o tipo e a cor das flores usadas. Por fim, basta colocar o laço ou a faixa com a frase de condolências e outros enfeites. A coroa normalmente é colocada sobre um pedestal ou encostada no túmulo.

Enfim, as coroas de flores podem ser uma maneira elegante e prática de prestar as últimas homenagens a uma pessoa querida. Além do mais, são arranjos bonitos que podem trazer um pouco mais de conforto nesse momento delicado de pesar.

No Grupo BM, você homenageia com coroas de flores naturais a partir de R$180,00 à vista, ou se preferir, pode parcelar em até 2x no cartão.

E aí, o que achou desse post? Curta nossa página do Facebook e acompanhe nossas dicas sobre espiritualidade, bem-estar e como lidar com a morte.

Sobre o Autor

Rochany Rocha

Oi! Sou Comunicadora Social, com habilitação em jornalismo, o que me deu oportunidades incríveis de dirigir uma grande rádio, além de trabalhar como assessora de imprensa de grandes instituições públicas e privadas. Como Docente, tive a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos com mais de 2 mil alunos. Já a especialização em Marketing e Jornalismo político me deu a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e hoje, me realizo informando coisas boas para meus leitores.
Sou mãe de dois meninos lindos, que me dão motivação diária para fazer o que mais amo. Quer saber um pouco mais? Então manda um e-mail para blogrochanyrocha@gmai.com e terei o maior prazer em respondê-los. Beijos!!

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário