A cidade de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, começa a sediar nesta segunda-feira (27), no CEU das Artes, o encerramento do Projeto Fortalecendo Redes Culturais, realizado pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O projeto está sendo desenvolvido em 4 cidades brasileiras: Embu das Artes (SP), Toledo (PR), Macapá (AP) e Serra Talhada (PE), única cidade do Nordeste selecionada para receber as atividades do projeto.
O Projeto Fortalecendo Redes Culturais envolve um programa de formação de atores culturais com o objetivo de ampliar e qualificar as possibilidades de atuação nas cadeias locais de produção cultural, bem como favorecer uma interlocução mais qualificada entre gestores públicos e atores da sociedade civil, além de um mapeamento e diagnóstico das principais demandas dos grupos e agentes que atuam nas cadeias de produção cultural em cada cidade. Esse levantamento é realizado pela equipe proponente em parceria com 5 multiplicadores locais formados em cada região, que recebem uma bolsa para acompanhar as atividades.
Em Serra Talhada, o projeto tem o apoio da Secretaria Especial da Cultura/Ministério da Cidadania, Programa Praças CEU´s, Praça CEU de Serra Talhada, Fundação Cultural de Serra Talhada e Prefeitura Municipal de Serra Talhada. A programação acontecerá de 27 de maio a 5 junho, com a “Oficina aberta – cultura, projetos e políticas culturais”. A oficina é gratuita e aberta à participação de todos os interessados. Serão discutidos temas como cidadania cultural, diversidade cultural, produção artística e arranjos produtivos da cultura. A oficina também aborda ferramentas práticas para elaboração e gestão de projetos culturais. Os encontros serão de segunda a sexta, das 19h às 22h30, e sábado (1º.jun), das 9h30 às 13h30 (domingo não haverá encontro). De 29 de maio a 4 de junho acontecerá a “Oficina de Mapeamento de iniciativas culturais”, que tratará especificamente de metodologias para Mapeamentos culturais. Os encontros serão de segunda a sexta, das 14h00 às 18h00 (sábado e domingo não haverá encontros). A última ação será o “Mapeamento das iniciativas culturais locais e seleção de multiplicadores”, que acontecerá de junho a julho de 2019, quando serão selecionados 5 agentes para participar das atividades, recebendo uma bolsa/ajuda de custo de R$ 1.500,00.
Inscrições
Se você trabalha ou tem interesse na área da cultura, venha participar da Oficina de formação e troca de saberes sobre cultura, projetos e políticas culturais, que acontecerá na Praça CEU de Serra Talhada. As inscrições terminam nesta segunda-feira (27). São pré-requisitos para participação: Ter mais de 18 anos, participar das oficinas “Cultura, projetos e políticas culturais” e “Mapeamentos culturais” e ter disponibilidade de tempo para se dedicar ao projeto por 30 dias.
ASCOM
Deixe um comentário