Salgueiro será a sétima cidade a receber a Conferência Regional de Assistência Social do ciclo de oito eventos programados pelo Conselho Estadual de Assistência Social de Pernambuco, que iniciou o processo conferencial com a orientação para a realização das conferências municipais. Na reta final, a etapa regional vem refletindo o comprometimento de trabalhadores, gestores e entidades com a política da Assistência Social, assim como tem evidenciado a importância de ações de fortalecimento com foco na informação e protagonismo do usuário do Sistema Único de Assistência Social.
Formatadas com objetivo de fomentar o debate sobre o SUAS, com base na pauta demandas urgentes, como o monitoramento e recomposição do orçamento nos âmbitos municipais, estadual e federal, as Regionais abrangem a troca de informações base sobre o contexto atual, promovendo protagonismo ao usuário e usuárias do SUAS, e a visibilidade da Assistência Social, que não pode ser resumida a caridade, pois se refere a um direito do cidadão e da cidadã. “O SUAS é fruto de uma conferência, ou seja, resultado do trabalho em conjunto da sociedade civil e governo. E nestes momentos estamos reforçando que vamos ser, sempre, contra ações que ameacem o controle social”, destaca Shirley Samico, conselheira CEAS.
Nesta linha de raciocínio, o tema da Estadual, “Assistência Social: Direito do povo, com financiamento público e participação social”, é a base da palestra magna ministrada por Brígida Taffarel. O momento didático é ilustrado por fatos do cotidiano registrado em diferentes mídias e dados sobre programas, benefícios e serviços. Na sequência ela aprofunda o debate com provocações extraídas dos eixos condensados no tema da Conferência, que refletem a realidade da luta pela “sobrevivência do SUAS”.
Fechando sequência, próxima terça-feira, dia 17, Serra Talhada receberá os municípios que integram os sertões do Moxotó e do Pajeú. Realizadas as regionais, dias 29 e 30, no Centro de Convenções, acontece a XIII Conferência Estadual de Assistência de Pernambuco. Lembrando que a etapa regional* é obrigatória dentro do processo conferencial, já que é nelas que são eleitos os representantes municipais para a Estadual.
CALENDÁRIO DAS REGIONAIS
*As Conferências de Recife, Carpina, Palmares, Garanhuns, Caruaru e Santa Maria da Boa Vista já foram realizadas.
Sertões Central e de Itaparica – Salgueiro, dia 12 de setembro Avenida Cel. Veremundo Soares, 551. Nossa Senhora de Aparecida.
Sertões do Moxotó e do Pajeú – Serra Talhada, dia 17 de setembro – Câmara de Vereadores – Rua Enock Ignácio de Oliveira, 1280. Nossa Senhora da Penha.
Deixe um comentário