Com objetivo de ajudar pacientes com câncer, Valéria Gonçalves, uma mulher guerreira, serra-talhadense, e com um dom para ajudar, resolveu criar o Projeto Amparo Amigo.
Atualmente, o grupo conta com 14 voluntários que prestam serviços de auxílio às pessoas que estão lutando contra o câncer.
O apoio vai desde informações sobre a doença, direitos dos pacientes, à suporte psicológico, palestras e visitas, além de ajuda financeira, como a distribuição de cestas básicas.
Dos 14 voluntários, 5 já conviveram de perto com a doença, o que lhes dá propriedade para ajudar a sanar problemas sentidos na pele por elas.
“Tive câncer em 2018 e fui acolhida pela Valéria, que é a fundadora do projeto. Pedi para ser engajada e estamos juntas até hoje nessa luta. É algo muito especial, que me orgulha bastante. Como a gente viveu a doença, temos informações importantes que são indispensáveis para os pacientes”, enfatiza Fátima Conserva, uma das primeiras voluntárias da ONG.
O grupo está disponível para ajudar mulheres, homens e crianças, a fim de minimizar as preocupações do paciente, já que o fator emocional é o principal influenciador para a imunidade e cura do paciente.
“Às vezes, recebemos um áudio com um paciente chorando porque acabou o gás ou a luz foi cortada, e não tem condições de pagar. Nós vamos lá e resolvemos o problema. Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida durante todo o tratamento. Se o filho não está bem ou está faltando alguma coisa, isso vai prejudicar o paciente. Queremos resolver o todo. É bem difícil, temos que trabalhar muito, mas é maravilhoso”, revela Fátima.
O projeto conta com o apoio de algumas empresas do município, dentre elas, a clínica de fisioterapia FisioSerra, que oferece tratamento gratuito para os pacientes indicados pelo projeto.
“Estamos à disposição para contribuir. Começamos a fazer palestras para os pacientes, abordando um pouco sobre as alterações musculares, fisiológicas e emocionais que as doenças oncológicas podem trazer. Foram momentos muito importantes e o aprendizado é muito grande. Vendo a necessidade de os pacientes terem acesso fisioterápico após a quimioterapia ou cirurgia, construímos uma parceria na qual todas as fisioterapeutas da clínica atendem esses pacientes gratuitamente”, conta a fisioterapeuta e diretora da FisioSerra, Madalena Aureliano.
Para continuar com esse trabalho tão importante, principalmente para os pacientes oncológicos, o Amparo Amigo precisa muito de doações. Se você quer saber mais sobre o projeto, realizar uma doação ou se voluntariar, entre em contato, através do telefone (87) 99931-8686 ou pelo Instagram @amparoamigo.
*Com informações ASCOM – Saminina Comunicação e Promo
Deixe um comentário