A pernambucana Lia de Itamaracá, cirandeira mais famosa do Brasil e patrimônio vivo do estado, foi a grande vencedora do Prêmio Sim à Igualdade Racial, na categoria “Arte em Movimento”, realizado na noite do ultimo sábado (10). A premiação foi transmitida pelo canal Multishow e pela página no Facebook do organizador do evento, o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR).
O Prêmio Sim à Igualdade Racial nasceu em 2018 com o objetivo de reconhecer os principais nomes e instituições que atuam em prol da Igualdade Racial no país. Dessa forma, o evento celebra e homenageia grandes nomes da cultura negra, destacando, assim, a excelência em suas áreas de atuação.
A categoria “Arte em Movimento” homenageia cantores, produtores culturais/musicais e artistas negros e indígenas que tenham um portfólio com experiência consolidada. Estes profissionais devem gerar impacto social com o seu trabalho e sua relevância para o seu grupo racial. Ao todo, foram premiadas personalidades em 11 categorias distintas.
Neste domingo (11), Lia agradeceu o prêmio em suas redes sociais. “Eu quero agradecer o Prêmio Sim à Igualdade Racial. Esse prêmio é muito importante. Quero agradecer a todos que colaboraram e trabalharam com esse prêmio. Muito obrigado”, comentou em vídeo publicado no seu Instagram.
A apresentação do evento ficou a cargo das cantoras Ludmilla e Lellê. Além do prêmio em si, também foi realizado o Fórum Sim à Igualdade Racial, mediado pelo atores Ícaro Silva e Dandara Maria.
Entre as atrações musicais estiveram Margareth Menezes, Iza, Mart’nália e Pretinho da Serrinha. O evento também foi palco para performances emocionantes dos atores Antônio Pitanga e Isabel Fillardis.
Deixe um comentário