À Mesa

O que combina com carnes e saladas

As festas de fim de ano estão chegando e a ansiedade está a flor da pele, com a possibilidade de reencontrar a família. E é claro, com uma mesa farta e bem produzida.

Pensando vamos mostrar uma série de possibilidades para você elaborar um cardápio bem interessante para receber sua família e amigos com todo carinho e sabor que merecem.

Vamos começar com o camarão, que deixa muita gente com água na boca, mas que também se torna um dos pratos mais difíceis de harmonizar.

Seja ao Thermidor, camarão bobó, camarão à baiana / moqueca, ou camarão aos 4 queijos, o prato combina com: arroz branco ou quinoa, além de uma salada de brie com peras ou manga (ou outras com verdes), empadinha ou pastel de queijo, ou risolis de catupiry / milho verde, batata palha ou gratinada, aspargos / brócolis no vapor ou na manteiga, Suflê de queijo e alcachofra cozida (flor) ou seu fundo gratinado

 

Peixes
O peixe grelhado, à milanesa, no alumínio, grelhado na manteiga com alcaparras ou champignon, a rolê no molho de tomates / moqueca, grelhado com molho de tomates e camarõezinhos, gratinado com amêndoas, assado ou Bacalhau: tradicional / desfiadinho com batata e creme de leite, combinam com: Arroz branco / arroz de brócolis, mais saladinha verde ou mais incrementada, purê de batatas ou de batata doce com inhame, ervilhas, palmitos (pode ser pupunha…), cenoura mini na manteiga ou no vapor, creme de espinafre, suflê de abobrinha, espinafre refogado com uvas passas e pinoli no azeite e aroma de limão (como os italianos gostam!), Couve-flor gratinada, Maionese simples e salpicão de frango defumado (doce ou salgado).

Frango
Frango ao Bobó, Fricassê, medalhão ao creme de leite, Sobrecoxas assadas no suco de laranja e fatia de bacon, Assado (inteiro), Strogonoff, grelhado, à milanesa, à parmegiana ou a galinhada / arroz de forno, combinam com: creme de milho / milho refogado / milho cozido, mandioca frita / assada, batata palha / assada, couve-flor gratinada, farofa doce (com peito de peru, banana, maçã e uvas passas), broto de feijão refogado no shoyu, beringela (lasagna ou à milanesa), “almoço da nona”: frango assado e spaghetti à bolonhesa

Porco:
Lombo assado, Costelinha assada (com mostarda e mel), Bisteca no molho de abacaxi, ou  Feijoada combinam com: arroz branco, mais Maionese / salpicão, banana (da terra) frita ou purê de banana, pastel de carne / queijo / romeu e julieta, farofa na manteiga, tutu de feijão, Couve refogada / frita, purê de abóbora cabotiã.

Carne (bovina):
Seja escondidinho, picadinho, Strogonoff, Costela assada (“Vaca Atolada”), Bife acebolado, Filet à milanesa, Bife a rolê, Cupim, à parmegiana, Filet ao molho mostarda, Cozido (carne de panela com cenoura e batata), Picanha de forno, Quibe, esfiha ou bolo de carne combinam com: arroz branco / integral, mais Salada / Maionese / salada de grão de bico, Purê de batata ou de cabotiã, batata doce frita / purê de batata doce com cenoura,  Quiabo, Suflês / empadinha / pastéis, Milho, Brócolis, Mandioca frita / cozida, Shiitake / Shimeji no shoyu, manteiga e saquê.

Saladas especiais:
Salada de pera: agrião, camembert, pêra marinada no limão e azeite
Salada de beringela: folhas e beringela bem fininha e fritinha com molho que vai shoyu Caprese
Salada de morango: tomate cereja e morangos cortadinhos com molho de balsâmico
Salada de feijão branco / grão de bico
Salada de maionese
Salpicão
Quinoa
Caesar
Tabule

São ideias que vão te ajudar bastante na hora de compor sua mesa nas refeições em família durante o período natalino, fora que nem todo mundo gosta do tradicional peru, então… Aí tem dicas preciosas para você, aproveite!

 

Sobre o Autor

Rochany Rocha

Oi! Sou Comunicadora Social, com habilitação em jornalismo, o que me deu oportunidades incríveis de dirigir uma grande rádio, além de trabalhar como assessora de imprensa de grandes instituições públicas e privadas. Como Docente, tive a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos com mais de 2 mil alunos. Já a especialização em Marketing e Jornalismo político me deu a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e hoje, me realizo informando coisas boas para meus leitores.
Sou mãe de dois meninos lindos, que me dão motivação diária para fazer o que mais amo. Quer saber um pouco mais? Então manda um e-mail para blogrochanyrocha@gmai.com e terei o maior prazer em respondê-los. Beijos!!

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário