by rochany rocha Moda

Moda para todas: sejam gordas ou magras

Você acha que a moda para todas? Conversando no grupo de WhatsApp com os Digitais Influencers um comentário me chamou atenção: “a moda que está para Cândida, está para Eliz”.

Bom, as referências citadas acima são as influenciadoras Maria Cândida e Eliz Cristina, que apresentam as tendências de moda e estilo em seus cotidianos no Instagram.

Diante desse comentário, resolvi voltar a falar de moda inclusiva, que eu tinha dado um tempo, mas agora trouxe o tema ressaltando os termos: “Roupas especiais” e “Tamanhos gigantes”.

Você deve estar se perguntando o porquê disso, e eu explico: por que essas são algumas das expressões que já encontrei em fachadas de lojas. Cruel não é?

Dicas para otimizar seu guarda-roupas

Acontecimentos que transformaram a moda no mundo

Infelizmente, até bem pouco tempo, a moda tentava impor aquilo que as mulheres gordas deveriam usar e criava “mitos” fashions, que ainda assombram algumas de nós.

Porém, a resistência se faz presente, para mostrar que a moda deve ir além dos tamanhos e restrições. Que a moda da magra também é a da gorda. Que as tendências da gorda também são as da magra.

Moda para todas - Maria Cândida - Digital Influencer
Maria Cândida – Digital Influencer
Moda para todas - Miss Plus Size Pernambuco
Eliz Cristina – Miss Plus Size Pernambuco

Na foto, mostramos o mesmo modelo de vestido, com a mesma estampa petit fruit de limão reafirmando que tamanhos maiores podem sim estar na moda.

Quem acompanha as novidades na moda, editoriais e campanhas publicitárias já deve ter encontrado releituras que buscavam provocar reflexões e romper com estereótipos.

 

 

Moda para todos pelo mundo

Em 2014, a blogueira plus size Ju Romano conquistou as leitoras com o projeto “A gorda e a magra”, que mostrava que a mulher gorda pode usar tudo o que uma magra veste, indo além de uma moda voltada apenas ao corpo padrão.

Na iniciativa, ela publicava imagens ao lado de uma pessoa magra vestindo looks semelhantes, mas sem fazer comparações. Com isso, podemos concluir que se você tem vontade de usar uma peça, use! O importante é que fique boa em você.

Moda para todas
Foto: Blog Ju Romano

Moda para todas Ira Lemos idealizadora do desafio "corpos diferentes, beleza iguais"
Ira Lemos lançou um desafio no estilo “corpos diferentes, beleza iguais”, vestindo a mesma roupa que a melhor amiga magra.

Graças ao movimento de inclusão e o ativismo de muitos profissionais de moda, podemos celebrar a pluraridade de corpos e aceitação corporal, mostrando que a moda está para todas.

Mais um exemplo interessante, é o das Alemãs Sophia Fassnacht e Verena Prechtl, uma magra e uma curvy, que dividem o mesmo espaço virtual para debater sobre moda e estilo de vida.

Elas são as fundadoras do blog de moda The Skinny and The Curvy One e abrangem uma moda voltada para todas. As postagens, em geral, são feitas de forma individual, contudo também compartilham alguns relatos.

Moda para todas
Foto: Blog The Skinny and The Curvy One

O plus size vai além da crença de roupas largas. Ele é uma questão de autoestima e confiança e isso tem impacto, não só na forma como a gente se vê, mas também como nos relacionamos com o mundo ao nosso redor.

Assim como as mulheres que fizeram parte dessa coluna, você também pode ser inspiração!

Sobre o Autor

Rochany Rocha

Oi! Sou Comunicadora Social, com habilitação em jornalismo, o que me deu oportunidades incríveis de dirigir uma grande rádio, além de trabalhar como assessora de imprensa de grandes instituições públicas e privadas. Como Docente, tive a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos com mais de 2 mil alunos. Já a especialização em Marketing e Jornalismo político me deu a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e hoje, me realizo informando coisas boas para meus leitores.
Sou mãe de dois meninos lindos, que me dão motivação diária para fazer o que mais amo. Quer saber um pouco mais? Então manda um e-mail para blogrochanyrocha@gmai.com e terei o maior prazer em respondê-los. Beijos!!

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário