A última semana foi bem aquecida no mundo das novidades digitais, com a chegada de uma nova rede social, bem diferente das convencionais, que chegou ao país fazendo bastante barulho, e com isso, atraindo nomes de peso para participar das interações.
Estamos falando do Clubhouse, uma rede social com foco na comunicação por voz, permitindo a criação de salas de conversa para interação entre os participantes.
A rede não tem álbum de fotos, não traz anúncios e os únicos dados do usuário que a rede apresenta são a foto de perfil e uma breve descrição, pelo menos por enquanto.
Além disso, um usuário fica diretamente ligado à quem o convidou para a rede. Se um usuário infringir algum dos termos de uso e for expulso da rede, quem fez a indicação do infrator também será penalizado. A estratégia faz parte de uma política de tolerância zero aos comportamentos nocivos, cada vez mais comuns nas outras redes sociais.
Mesmo com essas limitações, muita gente fez questão de se inscrever no Clubhouse para tentar cravar sua bandeira e começar um novo trabalho. Historicamente, quem chega antes em redes sociais mais novas tende a conseguir mais seguidores e se posicionar como influenciador.
Oportunidade de Negócio
A percepção sobre redes sociais mudou bastante nos últimos cinco anos. O que antes era visto apenas como um local para diversão e entretenimento, hoje é rapidamente compreendido como uma oportunidade de gerar novos negócios.
Nessa perspectiva, o potencial do Clubhouse para quem quer fazer negócios é enorme, já que você pode começar a alimentar uma nova base de clientes e estimular suas vendas.
Na nova ferramenta, a voz é o elemento chave, fazendo com que a competição natural das demais redes sociais, que se dividem em imagens, textos, vídeos e interações diferenciadas, seja eliminada.
No Clubhouse as interações são constantes, uma pessoa que está numa sala de conversa não possui uma distração extra, é um bate papo constante e focado.
A pessoa presente na discussão está, quase sempre, com o foco voltado para o que está sendo dito. É muito difícil, no mundo moderno, um ambiente onde a atenção para o que está acontecendo seja tão acentuada, e isso permite que cada sinalização seja recebida com mais intensidade.
O que você diz importa muito
Como a voz é tudo o que existe disponível para transmitir uma mensagem, o conteúdo do que está sendo dito conta bastante.
Diferente de vídeos ou podcasts que podem ser editados, ou dos webinars que trazem roteiros muito bem definidos, a comunicação de voz ao vivo traz algumas armadilhas que precisam ser consideradas.
Assim como a mensagem bem construída pode ser contundente, a mensagem errada pode trazer o exato resultado oposto, prejudicando a credibilidade.
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