Omreira
by rochany rocha Destaques Moda

Ombreiras: tendência na moda outono/inverno 2021

Não é de hoje que falamos aqui no blog sobre moda responsável, que tem demandado uma reflexão maior, tanto sobre a produção, quanto pelo discurso por trás das peças.

Atualmente os desfiles contam histórias, se utilizando da forma de linguagem que a moda proporciona. E podemos confirmar isso nos diversos lugares em que a sociedade se expõe e se comunica por meio de significados. A moda passa a ser planejada e severamente avaliada.

Diante das grandes revoluções de estilo que marcaram a história e a aparência, as ombreiras estão de volta lembrando da moda em décadas anteriores. Porém, de forma repaginada, como costuma acontecer no ciclo da moda.

O ícone pop Michael Jackson e uma das roupas do desfile da Balmain outono/inverno
O ícone pop Michael Jackson e uma das roupas do desfile da Balmain outono/inverno

 

Cronologicamente, o uso das ombreiras carrega toda uma história, como quando utilizadas após a Primeira Guerra Mundial, onde a sociedade precisou redefinir sua maneira de vestir num período de escassez.

Em 1929, a estilista italiana Elsa Schiaparelli, rival de Gabrielle Bonheur Chanel, não criava apenas roupas, chapéus e acessórios, de personalidade excêntrica, rebelde e inovadora, Elsa lançou rosa-choque, zíperes e o macacão feminino, além da cintura fina, ombros largos e comprimento mídi.

É resgatando essa tendência, dos ombros marcados, que vamos falar nessa matéria, que você vai usar como referência e ler várias vezes no outono/inverno 2021, já deixa salvo aí.

Ombreiras

Podendo aparecem em blazers, casacos e vestidos com mangas bufantes, ombros e mangas ampliados marcam a modelagem que está focada na parte superior do corpo. O uso das ombreiras hoje, deixa de ser apenas uma tendência e passa a trazer um efeito paralelo ao emocional e psicológico.

Isso acontece por conta da pandemia, onde a moda vem como “tendência e estruturação”. É que o elemento sugere o fortalecimento para uma nova postura diante da realidade social e econômica. Afinal, em toda a linha do tempo, a moda não se apresenta desvinculada da evolução ou das crises. Uma vez que funciona, como já citei, como agente de comunicação.

Ombreira com legging
Ombreira com legging

 

A aposta é certeira: as ombreiras serão inseridas, mesmo você que acompanha minhas matérias aprove ou não. O fato é que não é apenas uma tendência e sim o modo de compreender mais um obstáculo.

Como usar segunda pele, a blusa que está bombando na moda

Dicas para otimizar seu guarda-roupas

Ou seja, as ombreias são uma solução para o mercado que precisa se transformar, e tenha certeza que as decisões de hoje marcam mais uma vez um período da história da moda, assim como a pandemia marcou o ano 2020 para as futuras gerações. E assim como eu hoje escrevo para você, com base em acontecimentos históricos de como o vestuário se transformou com as guerras, viroses, catástrofes em anos e séculos passados.

 

Sobre o Autor

Rochany Rocha

Oi! Sou Comunicadora Social, com habilitação em jornalismo, o que me deu oportunidades incríveis de dirigir uma grande rádio, além de trabalhar como assessora de imprensa de grandes instituições públicas e privadas. Como Docente, tive a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos com mais de 2 mil alunos. Já a especialização em Marketing e Jornalismo político me deu a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e hoje, me realizo informando coisas boas para meus leitores.
Sou mãe de dois meninos lindos, que me dão motivação diária para fazer o que mais amo. Quer saber um pouco mais? Então manda um e-mail para blogrochanyrocha@gmai.com e terei o maior prazer em respondê-los. Beijos!!

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário