Com o dia a dia corrido, muita gente passa o dia fora de casa e mal tem tempo para comer direito. E cada vez mais comum ver casos de pessoas que façam apenas as três principais refeições do dia: café da manha, almoço e janta. Mas a fome pode apertar antes do próximo prato. E ai, é preciso apelar para um lanchinho.
A inclusão dos lanches entre as refeições principais também ajuda a manter o funcionamento do organismo, controlar o apetite e a glicemia, dar energia e até minimizar sintomas de refluxo e gastrite.
Entretanto, um cuidado importante é na escolha do que consumir. Priorizando a praticidade, muitas pessoas acabam recorrendo aos produtos industrializados que, na grande maioria das vezes, apresentam alto valor calórico e são ricos em gorduras e açúcares – o que pode pôr em xeque todas as vantagens dos snacks. Para quem sente aquela fominha bater nos intervalos entre refeições principais, indicamos cinco escolhas mais saudáveis e que também são fáceis de serem incluídas na rotina:
1. Frutas em geral: são boas fontes de fibras, vitaminas e minerais, além de baixas em calorias. (Exceto o abacate e o coco, que possuem valor calórico mais alto).
2. Frutas secas: além das propriedades das frutas em si, são opções fáceis de carregar na bolsa e que não precisam de refrigeração.
3. Oleaginosas: castanhas, nozes, amêndoas, avelãs são ótimos snacks para matar a fome e também são fontes de fibras, minerais e gorduras boas que ajudam a prevenir doenças.
4. Iogurte e queijos: são escolhas ricas em proteínas em vitaminas do complexo B. Para o transporte e armazenamento, vale apostar em uma bolsa térmica.
5. Vegetais: Pode parecer estranho, mas vegetais também são excelentes opções. São ótimos por serem de baixa calorias e boas fontes de nutrientes.
Não sinto fome, e agora?
Para pessoas saudáveis, não há prejuízo em pular os lanchinhos. O mais indicado é sempre respeitar a fome. Mas é bom se manter organizado e com boas opções à mão. Com consciência de que, se sentir fome, existem opções saudáveis.
Deixe um comentário