Cores podem influenciar a harmonia do corpo, da mente e das emoções. Foto: reprodução.
Destaques

Saiba como preparar um bom ambiente para home office usando a cromoterapia.

Estamos começando mais um período de quarentena em Pernambuco. Com o novo decreto em vigor, o governador do estado decretou dez dias de lockdown, e com isso, muitas pessoas voltaram a trabalhar em casa.

Mas como preparar um ambiente que ajude a focar no trabalho? E depois que o expediente terminar, como relaxar para uma boa noite de sono?

A cromoterapia junto com o uso dos óleos essenciais pode ajudar a preparar um ambiente perfeito para home office.

Cromoterapia é um tratamento que usa as cores para alcançar um equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções. Todo o organismo possui a capacidade de perceber e receber os efeitos da cromoterapia. Esse método é baseado nas sete cores do arco-íris: amarelo, azul, laranja, índigo, verde, violeta e vermelho, além do rosa.

De acordo com a aromaterapeuta Maria Luana Ferraz, “Cada cor é responsável por sua função terapêutica e atua em um determinado chacra ou em um órgão do corpo humano. Cada cor tem uma vibração energética diferente, e conforme é propagada em algum ambiente, causa um efeito curativo ou calmante no espaço”, explica ela.

Aromaterapeuta Maria Luana Ferraz – Foto: arquivo pessoal.

 

Pra que é usada cada cor?

Vermelho: a cor é intensa e estimulante. Indicada para combater a depressão e o desânimo. É a cor da paixão, da conquista e da sexualidade. Não é recomendada aplicá-la no quarto, pois pode tirar o sono da pessoa e deixá-la agitada.

Amarelo: a cor viva. Age sobre a mente, auxilia no raciocínio e manda para longe os pensamentos obsessivos. É conhecida como a cor da inteligência, do estudo e da criatividade.

Laranja: cor que restaura e regenera. Ajuda na recuperação emocional, impulsiona a coragem e a reconstrução.

Verde: traz calma e equilíbrio. Essa cor tem a capacidade de melhorar qualquer condição física que esteja abalada. Energiza o corpo e a alma. É a única que não possui contraindicação.

Azul: ligada a paz e a serenidade. Tranquiliza o corpo e a mente. É recomendada para casos de insônia e estresse, já que ajuda na melhora do sono.

Índigo: essa cor azulada ajuda a equilibrar as energias e trabalha a intuição. Além disso, contribui para a limpeza e purificação dos ambientes.

Violeta ou lilás: é a cor mais espiritual e mística que tem. É poderosa para ajudar quem está desequilibrado emocionalmente. Quando usada dentro da residência, isola os ambientes da má vibração e purifica.

Rosa: é a cor do afeto, do amor e da união. Auxilia no equilíbrio dos relacionamentos, sejam eles pessoais ou profissionais.

 

Como preparar o ambiente para trabalhar?

Segundo a aromaterapeuta Maria Luana, entre as cores indicadas para o ambiente de trabalho está a azul. “O azul intensifica a concentração. Também pode ser usado o verde, que está ligado ao crescimento profissional; marrom, bege ou marfim que causam estabilidade e segurança. As aplicações variam em banhos de luz, uso de lâmpadas coloridas, iluminação de certos ambientes e na escolha de roupas”, explica ela. Maria Luana ainda orienta apostar na combinação de cores e óleos essenciais para ajudar a focar no trabalho. “Assim como existem cores que podem ajudar a diminuir o cansaço físico e mental, assim como diminuir a insônia e ajudar a focar enquanto se trabalha, os óleos essenciais também ajudam no foco, concentração e criatividade, como o Peppermint, ou Hortelã-Pimenta”.

Verde é uma das cores indicadas para home office – Foto: reprodução.

 

E na hora de relaxar?

Quando o expediente acaba dentro de casa, é preciso saber mudar o ambiente, para que a pessoa que estava concentrada e focada, possa relaxar e se preparar para uma boa noite de sono. “Nessa hora é bom apostar em cores como o verde, que é a cor da natureza, do equilíbrio, da paz e da harmonia; o azul que é a cor que suaviza e acalma, e atua no sistema nervoso central. Também pode ser usado o índigo ou anil, que assim como o azul, possui ação calmante e relaxante. O violeta também é uma boa opção, já que possui ação tranquilizante. E por fim o branco, que é a junção de todas as cores, a combinação perfeita das frequências coloridas, indicado para energizar o corpo como um todo”, orienta Maria Luana. Ela também indica apostar no uso combinado de cores e óleos para ajudar a acalmar. “O óleo essencial de lavanda é capaz de equilibrar, acalmar e ajuda a desinflamar as emoções. Esse óleo também limpa e purifica as energias. Capim-limão, Laranja, Tangerina também são boas opções”, finaliza Luana.

Uso do difusor une a cor azul com oléo de Lavanda, propiciando um momento relaxante. Foto: reprodução.

Sobre o Autor

Caren Diniz

Caren Diniz é jornalista formada em 2010 pela Universidade Paulista. Nascida e criada na capital de São Paulo, se mudou para Serra Talhada em 2011, e desde então, atua em veículos de comunicação locais, como a rádio Cultura e a Tv Asa Branca, afiliada Rede Globo.
Caren costuma escrever sobre jornalismo diário, e destaca histórias de personagens locais.

1 comentário

Clique aqui para deixar um comentário