Couro de peixe tilápia colorido.
Couro de peixe tilápia.
Moda

Pele de peixe no mercado de luxo da moda

Uma empresa francesa está coletando peles de peixe que acabariam em latas de lixo de restaurantes e transformando-as em couro para usar em pulseiras de relógios, carteiras e vendê-las no mercado de luxo.

tênis brancos com peles de peixe salmão nas cores rosê e amarelo.
Tênis com pele de peixe salmão.

Transformar pele de peixe em couro é uma arte milenar que está sendo retomada na França – impulsionada por suas credenciais ecológicas – mas ainda não atingiu a indústria da moda. Com menos de meio milímetro de espessura e uma resistência quase equivalente ao couro de vaca.

Marcas como Louis Vuitton e Christian Dior já estão de olho na lctyos (empresa produtora da matéria prima na França), que atualmente trabalha com 250 clientes – grandes marcas e produtores artesanais – que testam os produtos para uso em pulseiras de relógios, bolsas e roupas.

Designer cria couro falso a partir de concha do mar

No Brasil, essa prática é mais antiga, como na Amazônia por exemplo, onde o biocouro de pirarucu é tido como um tecido exótico e alternativa sustentável para confecção de calçados, bolsas, acessórios, roupas e até mesmo mobiliário.

Bolsa de peixe pirarucu nude.
Bolsa de peixe pirarucu nude.

 

Em Petrolândia, a pele da tilápia pode se transformar em bolsas, tiaras e diademas. Uma produção artesanal que tem ganhado espaço e clientes pelo país inteiro.

Parte desses produtos estarão presentes no desfile promovido pela jornalista Rochany Rocha, no final de junho de 2021, mostrando a moda do Sertão produzida a partir de produtos naturais.

Mais informações sobre o desfile, pelo contato (87) 99977-5412.

Couro de peixe tilápia colorido.
Couro de peixe tilápia.

E você? Também gostou da ideia? Usaria ou já usa algum produto com pele de peixe?

Sobre o Autor

Rochany Rocha

Oi! Sou Comunicadora Social, com habilitação em jornalismo, o que me deu oportunidades incríveis de dirigir uma grande rádio, além de trabalhar como assessora de imprensa de grandes instituições públicas e privadas. Como Docente, tive a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos com mais de 2 mil alunos. Já a especialização em Marketing e Jornalismo político me deu a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e hoje, me realizo informando coisas boas para meus leitores.
Sou mãe de dois meninos lindos, que me dão motivação diária para fazer o que mais amo. Quer saber um pouco mais? Então manda um e-mail para blogrochanyrocha@gmai.com e terei o maior prazer em respondê-los. Beijos!!

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário