A doação de sangue é um gesto que pode salvar vidas e sempre deve ser incentivado. Para isso, foi criada a campanha Junho Vermelho, uma iniciativa do movimento “Eu dou sangue”, criado em 2015.
O mês de junho foi escolhido, principalmente, porque dia 14 é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. O movimento, além de homenagear os doadores de sangue, tem como objetivo despertar a atenção de mais pessoas para a necessidade da doação, inclusive, durante a pandemia, onde os estoques começaram a baixar devido à falta de doadores.
No Hemope de Serra Talhada, por exemplo, foi registrada uma queda de 50% no numero de doadores. Rita Jussara, assistente social do Hemope, conta que a pandemia influenciou esse número: “Antes nós recebíamos cerca de 120 doadores por semana. Hoje, estamos na casa de 60 por semana, mesmo com todos os esforços em divulgação e captação de doadores”.
Uma das ações da campanha do Junho Vermelho foi convidar artistas serra-talhadenses para ajudar a convocar mais doadores por meio da música, como os cantores Rai di Serra e Ricardo Cardouzo.
Eles produziram vídeos que foram divulgados em suas redes sociais e do Hemope de Serra Talhada, cantando músicas que eles mesmos escreveram a partir do tema: “Não haverá festa de São João, mas você pode fazer sua doação”.
Para doar, é preciso seguir algumas recomendações:
O Hemope de Serra Talhada fica na Rua Joaquim Godoy, s/n, centro. Próximo ao hospital São Vicente.
O atendimento aos doadores de sangue funciona de segunda a quinta, de 07:00 as 09:30 da manhã.
Para mais informações, ligar no 3831-9330 ou 3831-9321.
Deixe um comentário