cultura
Eventos

As Severinas e Quinteto Violado se encontram “Nos Braços da Rima”

“Nos Braços da Rima” é o título da faixa que marca uma sonhada parceria entre As Severinas e o Quinteto Violado, presente no EP “Xamêgo de Fulô”, lançado pelo grupo As Severinas em 2021. A música é de autoria do jovem compositor Islan, da cidade de São José do Egito, em Pernambuco.

Mesclando música e poesia, e honrando as raízes culturais do sertão do Pajeú, o trio As Severinas surgiu com o intuito de difundir, com musicalidade, a força e a delicadeza feminina, mantendo a tradição do forró pé-de-serra, dando nova roupagem a cantigas, xotes e arrasta-pés. Formado por três jovens mulheres, o grupo traz Isabelly Moreira, no vocal, triângulo e declamações, Monique D’Ângelo, no vocal, sanfona e declamações, e Marília Correia, na zabumba.

A parceria com o Quinteto Violado era um sonho antigo das meninas e que só agora, apesar da pandemia, foi concretizado. O Quinteto, que em 2021 celebra 50 anos de história, é uma referência da Música Popular Brasileira, consagrado internacionalmente com sua obra, é um grande influenciador na formação de inúmeros grupos musicais ao longo de sua história. Incluindo As Severinas.

“Nos Braços da Rima” é uma celebração a força da poesia popular do sertão pernambucano, fortemente presenta na obra dos dois grupos e que interagem nessa canção, no verso tradicional das Severinas que se mistura ao repente moderno do Quinteto Violado. A letra da música aponta esse caminho e revela essa ligação em comum dos dois grupos: “Se tudo é fruto do verso / Me diga pra onde ir / Que sigo sem levar medo / Na hora que for partir / Me carregue nos braços da rima / Me leve pra todo lugar / E no canto que houver poesia / Uma hora eu irei me encontrar”. A faixa foi gravada no Oráculo Estúdio – Paço do Frevo, em Recife e no Pró Estúdio Digital, em São José do Egito, com Arranjos e Direção Musical de Dudu Alves e Produção e Direção de Estúdio de Pedro Francisco de Souza.

A canção “Nos Braços da Rima” integra o EP “Xamêgo de Fulô”, que mantém o estilo regional, poético e dançante da banda As Severinas; dando destaque à sanfona, à zabumba e ao triângulo com o tempero, para lá de especial, da poesia declamada. A surpresa da vez está nas participações musicais: Além do aclamado grupo Quinteto Violado, participam do EP a forrozeira Anastácia, a cantora sergipana Thais Nogueira, a violeira repentista Fabiane Ribeiro, o músico Rodrigo Sestrem, o percussionista Vein e a percussionista Negadeza. Há participações especiais também nas composições. Além das canções autorais do grupo, Islan, Assisão e Maviael Melo emprestam seu talento ao repertório deste trabalho. O álbum tem a direção musical conjunta de As Severinas, do produtor Karl Marx Souza e do multi-instrumentista Elói Oliveira. Os arranjos foram feitos por Elói em parceria com o sanfoneiro Sílvio Ferraz. A direção artística é da integrante Isabelly Moreira e a produção é de Karl Marx Souza. A música “Nos Braços da Rima” e o EP “Xamêgo de Fulô” estão disponíveis em todas as plataformas digitais de música e no canal da banda no YouTube.

Nos Braços da Rima: https://www.youtube.com/watch?v=q3cnPWD-cDM

Crédito Foto As Severinas: Géssica Amorim

Crédito Foto Quinteto Violado: Fabiana Mello

As Severinas – YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCBejfbog1Ks1Oo-jTFk-tjA

As Severinas – Instagram: @asseverinas (https://www.instagram.com/asseverinas/?igshid=aer7cxl06zs3)

Sobre o Autor

Rochany Rocha

Oi! Sou Comunicadora Social, com habilitação em jornalismo, o que me deu oportunidades incríveis de dirigir uma grande rádio, além de trabalhar como assessora de imprensa de grandes instituições públicas e privadas. Como Docente, tive a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos com mais de 2 mil alunos. Já a especialização em Marketing e Jornalismo político me deu a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e hoje, me realizo informando coisas boas para meus leitores.
Sou mãe de dois meninos lindos, que me dão motivação diária para fazer o que mais amo. Quer saber um pouco mais? Então manda um e-mail para blogrochanyrocha@gmai.com e terei o maior prazer em respondê-los. Beijos!!

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário