Muito mais que um feriado, o Dia Nacional da Consciência Negra traz a reflexão sobre população negra brasileira. Porém, será que se sabe o verdadeiro significado da data? Em muitos lugares, o dia 20 de novembro é considerado feriado, mas sua importância histórica ainda é desconhecida por muitos.
Para começar, é de ampla sabedoria que o Brasil enfrentou 300 longos anos de um regime escravista. Pessoas negras, que na época não eram consideradas pessoas, tinham seus direitos negados e eram forçadas a servir pessoas brancas. Aqueles que, por sorte e muita luta, conseguiam fugir, se abrigavam nos chamados quilombos.
Esses espaços não funcionavam apenas como um lugar de acolhimento e fuga, mas também de um planejamento de resistência. Um dos nomes mais famosos que protagonizou várias lutas entre escravos e fazendeiros é o de Zumbi dos Palmares. Ele, que vivia em um quilombo localizado em Alagoas, chegou a abrigar 20 mil pessoas.
Significado
Até hoje, Zumbi é lembrado como uma figura que lutou pelos direitos da população negra. Conquistas futuras como Lei do Ventre Livre, dos Sexagenários e a conhecida Lei Áurea foram alguns dos frutos dessa luta.
Nos anos 70, foi descoberto que o dia 20 de novembro de 1695 foi a data em que Zumi dos Palmares foi assassinado. A sua morte culminou para a destruição do quilombo no mesmo ano. Porém, apenas em 2011 o Dia Nacional da Consciência Negra foi devidamente admitido e decretado. Hoje, a data serve para refletir sobre a luta por direitos, por respeito a cultura e pelo fim da violência contra os negros no Brasil.
Deixe um comentário