Acontece

Disparidade salarial é tema de questão no ENEM

Os jogadores de futebol Neymar Jr. e Marta Silva foram usados como exemplos em uma das questões de prova do Enem 2020, realizado no domingo, 17. O Exame Nacional do Ensino Médio abordou Neymar e Marta para falar sobre uma antiga discussão do futebol: a desigualdade salarial.

A pergunta tratava-se sobre os feitos de cada um dos jogadores e o quanto eles ganham atualmente. No entanto, os dados estavam desatualizados.

Ao expor o número de vezes em que Marta foi eleita a melhor do mundo, a prova informou cinco, quando na verdade foram seis.

Já o craque do Paris Saint-Germain foi apontado como terceiro melhor do mundo na última votação, quando apareceu apenas em nona posição.

Apesar disso, o intuito da questão era mostrar que apesar do número de prêmios entre os dois, a remuneração dele segue sendo muito maior.

A fonte usada foi de agosto de 2017 e informa que a musa do Orlando Pride tem um salário anual de 400 mil dólares e 103 gols pela Seleção Brasileira. Sendo a média de 3,9 mil dólares por cada gol.

Neymar, por sua vez, recebe 14,5 milhões por ano e possui 50 gols pela Seleção, recebendo 290 mil dólares por cada um.

 

Veja a questão na íntegra abaixo:

O suor para estar em competições nacionais e internacionais de alto nível é o mesmo para homens e mulheres, mas não raramente as remunerações são menores para elas. Se no tênis, um dos esportes mais equânimes em termos de gênero, todos os principais torneios oferecem prêmios idênticos nas disputas femininas e masculinas, no futebol a desigualdade atinge seu ápice. Neymar e Marta são dois expoentes dessa paixão nacional. Ela já foi eleita cinco vezes a melhor jogadora do mundo pela Fifa. Ele conquistou o terceiro lugar na última votação para melhor do mundo. Mas é na conta bancária que a diferença entre os dois se sobressai.

O esporte é uma manifestação cultural na qual se estabelecem relações sociais. Considerando o texto, o futebol é uma modalidade que:

A – apresenta proximidades com o tênis no que tange às relações de gênero entre homens e mulheres.

B – se caracteriza por uma identidade masculina no Brasil, conferindo maior remuneração aos jogadores.

C – traz remunerações, aos jogadores e jogadoras, proporcionais ao seus esforços no treinamento esportivo.

D – resulta em melhor eficácia para as mulheres e, consequentemente, em remuneração mais alta às jogadoras.

E – possui jogadores e jogadoras com a mesma visibilidade, apesar de haver expoentes femininas de destaque, como Marta“.

 

Diante da repercussão da questão, o presidente do país fez questão de dar sua posição sobre o caso. Segundo ele, a comparação é ridícula. “Não tem que ter comparação, o futebol feminino ainda não é uma realidade no Brasil”.

Pergunto a vocês, em qual Brasil o chefe de Estado vive?

Sobre o Autor

Rochany Rocha

Oi! Sou Comunicadora Social, com habilitação em jornalismo, o que me deu oportunidades incríveis de dirigir uma grande rádio, além de trabalhar como assessora de imprensa de grandes instituições públicas e privadas. Como Docente, tive a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos com mais de 2 mil alunos. Já a especialização em Marketing e Jornalismo político me deu a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e hoje, me realizo informando coisas boas para meus leitores.
Sou mãe de dois meninos lindos, que me dão motivação diária para fazer o que mais amo. Quer saber um pouco mais? Então manda um e-mail para blogrochanyrocha@gmai.com e terei o maior prazer em respondê-los. Beijos!!

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário