Artigos Marleide Falcão

O Eneagrama no Mundo Corporativo

Quem eu sou? Porque eu sou assim? O que eu busco? O que me motiva a ser quem eu sou? Que comportamentos eu repito excessivamente e que podem afetar a minha vida pessoal ou profissional?
Quantas perguntas semelhantes a estas fazemos ao longo de nossas vidas e quantas vezes também nos questionamos:
E se houvesse algo, algum conhecimento, algum sistema, que me ajudasse a responder essas questões?
Atualmente a exigência cada vez maior das competências técnicas, a velocidade de respostas para resultados no mundo corporativo, as soluções imediatistas que o mercado pede, fazem muitos profissionais deixarem de lado a observação e o desenvolvimento de suas competências emocionais e quantos também são demitidos exatamente por não terem essa habilidade.
Quando começamos a nos auto-observar, passamos a ter uma percepção maior do nosso estado atual, de nossa personalidade e de nosso comportamento e é possível que percebamos a influência do que temos sido até agora sobre a cadeia de negócios e demais outras coisas em nossas vidas. Sem generalizar, às vezes pagamos também um preço muito alto para sustentar aquilo que pensamos que somos.
Nesse contexto, o Eneagrama tem sido uma excelente ferramenta de desenvolvimento não apenas para a vida pessoal e sim também para o mundo corporativo.
O Eneagrama é um conhecimento milenar que descreve a personalidade em 9 tipologias. Como um mapa psicoespiritual da personalidade, é também um gráfico das emoções e um instrumento de compaixão para que possamos compreender que somos diferentes e ao mesmo tempo muito parecidos, o que verdadeiramente nos faz diferir um dos outros e qual a motivação base de nossos instintos como um conjunto de distinções de nossas necessidades.
A nossa personalidade é necessária para chegarmos aonde chegamos e cada uma com as suas estratégias de sobrevivência, no entanto somos mais que isso, somos Personalidade e Essência.
O caminho para o autodesenvolvimento não é fácil, principalmente para a vida profissional, pois muitas são as dúvidas sobre a necessidade real de buscar conhecimentos mais profundos, e é preciso ter coragem e persistência para isso, para acessar e olhar para nós, o nosso interior, o nosso EU, afinal é um caminho, uma escolha, uma decisão.
Nesse caminho somos responsáveis por nós mesmos e por aquilo podemos decidir, porque nele encontramos o que é luz e o que é sombra, porém é olhando para as nossas sombras que saímos do lugar, que nos movimentamos a um processo de evolução.
Para o mundo corporativo, o Eneagrama tem trazido os mais diversos benefícios, que vão desde a melhoria das relações interpessoais até a obtenção de resultados mais efetivos, com uma contribuição poderosa para Lideres e Equipes dos mais variados segmentos, ajudando profissionais e empresários a trabalharem as pistas de crescimento individual e do conjunto chamado capital humano e a ampliar a visão e percepção sistêmicas sobre a Empresa e o Mercado:
Por onde a Empresa Vai? Por onde a Equipe vai?
Como a Empresa vai agir lá fora diante do Cliente? Como o Líder vai agir lá fora diante do cliente? E diante da Equipe?
Quais são as perguntas que vamos fazer? Quais são as perguntas que devemos levar?
O que pode ser melhor ainda? Quais os próximos passos a serem dados?
O Eneagrama também é um forte instrumento para que lembremos que não devemos separar o ser do profissional, ajuda-nos a olharmos para a nossa camada homem, para a nossa camada mulher sem nos desfazermos dos papéis que exercemos enquanto Empresários, Líderes ou quaisquer outras funções.

Marleide Falcão
Executive Coach / Professora de Eneagrama / Consultora Comportamental e Palestrante.

Sobre o Autor

Rochany Rocha

Oi! Sou Comunicadora Social, com habilitação em jornalismo, o que me deu oportunidades incríveis de dirigir uma grande rádio, além de trabalhar como assessora de imprensa de grandes instituições públicas e privadas. Como Docente, tive a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos com mais de 2 mil alunos. Já a especialização em Marketing e Jornalismo político me deu a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e hoje, me realizo informando coisas boas para meus leitores.
Sou mãe de dois meninos lindos, que me dão motivação diária para fazer o que mais amo. Quer saber um pouco mais? Então manda um e-mail para blogrochanyrocha@gmai.com e terei o maior prazer em respondê-los. Beijos!!

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário