A picanha é a queridinha de todo bom apreciador de churrasco, e escolher uma boa peça requer um olhar especial na hora de comprá-la. Sendo assim, nada mais justo do que dividir oque sabemos sobre a picanha, para que você não seja enganado no momento da compra.
O Peso
De cara você tem que se lembrar de que picanha não pode passar da 3ª veia, se passar você está levando picanha com um pedaço do coxão duro, corte que faz parte do mesmo grupo muscular da picanha. Ou seja, você está comprando gato por lebre, na verdade coxão duro por picanha, então preste muita atenção no peso, prefira os cortes com pesos inferiores a 1,2 kg, principalmente em peças pré-embaladas de supermercado ou mesmo em açougues, pois as peças menores tendem a serem mais macias.
A Gordura
Preste atenção à capa de gordura da peça, ela deve ter uma cobertura completa e sem falhas. Sua coloração vai do branco ao amarelo pálido, quanto mais amarela a gordura, mais velho o animal de onde ela foi retirada, ou seja, carne com grande probabilidade de ser mais rígida.
A “limpeza”
Prefira peças “limpas”, para quem não sabe“ limpa” quer dizer que o açougue ou frigorífico já retirou todos os nervos e gorduras desnecessárias da carne, a não ser que você seja um ótimo açougueiro e tenha muita prática no manuseio da carne. Caso contrário, você vai perder partes boas da carne tentando limpar a peça em casa. Na realidade, mesmo que você seja um bom açougueiro, ainda estará perdendo dinheiro, pois pagou pelo quilo de gordura em excesso ou nervos que você não quer, então compre ela já limpa no açougue.
A maciez
Carne boa é carne macia, e picanha é sinônimo de maciez, se a sua não está é por que o animal já era velho ou te venderam coxão duro. Fique atento.
A cor
Picanha tem que ser vermelha, quanto mais vivo o vermelho mais macia a carne, nós sabemos que nos dias de hoje se põe corante em tudo, então além de escolher bem a carne escolha bem seu açougue para não ser enganado.
A “marmoreada”
Por último uma boa picanha deve ser “marmoreada” isto é, ela deve ter gordura entremeadas pela peça, esse marmoreio de gorduras que no momento que estiver assando, vão derreter e dar um sabor especial à picanha. Quanto mais gordura mesclada à carne mais saborosa será a picanha (não confunda, gordura com nervos).
Agora que você já sabe os principais fatores para escolher uma boa picanha: macia, vermelhinha, marmoreada e com corte final na 3ª veia, já pode fazer a lista de compras e preparar um bom churrasco. Mas se preferir algo mais completo, peça @ribbschurrascoedelivery pelo aplicativo @querodeliveryserratalhada.
Juliano Rodrigues
RIBB`S Churrasco e Delivery
Deixe um comentário