T-bone Bovina
À Mesa

Melhores cortes de carne bovina para churrasco

Na hora de fazer um bom churrasco a escolha dos cortes é uma das principais etapas, pois pode influenciar tanto positivamente quanto negativamente.

É de suma importância que você tenha consciência que “não existe carne de segunda quando o boi é de primeira”, frase de autoria do saudoso Marcos Bassi, grande especialista em churrasco. Ou seja, quando o boi é de excelente procedência, a carne terá um altíssimo grau de maciez.

Para ajudar você na escolha de uma boa carne para churrasco, listamos os melhores cortes e mostramos suas vantagens. Confira!

Costela Bovina

Costela

A Costela especialmente na região sul do país é o corte mais consumido do churrasco, superando a picanha.

Além do excelente custo x benefício a costela tem um sabor único no churrasco, apenas exige paciência.

Para preparar uma boa costela é necessário de 4 a 5 hs de fogo brando a uma distância de 60cm do braseiro para ficar macia e saborosa.

Picanha Bovina

Picanha

A Picanha é talvez uma das mais conhecidas e melhores carnes para churrasco e pode ser preparada de diversas formas.

Pode ser preparada inteira, em postas no espeto, ou em bifes altos na grelha.

Contrafilé Bovino

Contrafilé

O Contrafilé talvez seja o corte mais democrático do churrasco, a partir dele é possível obter diversos outros cortes, com diferentes sabores e quantidades de gordura.

Entre os mais conhecidos no Brasil, podemos destacar:

Bife de Chorizo

Bife de Chorizo

 

Retirado da parte traseira do contrafilé (mais próxima do centro), o bife de chorizo é um corte para churrasco muito apreciado por nossos vizinhos em toda América do Sul, principalmente os países como a Argentina e o Uruguai.

Possui uma camada de gordura característica que cobre todo o corte e deve ser grelhado na churrasqueira em bifes altos, de no mínimo dois dedos de espessura para preservar a suculência e maciez da carne.

                

Bife Ancho

Bife Ancho

O bife ancho também faz parte do contrafilé, está localizada na parte dianteira da peça.

É característico por ter uma ótima quantidade de gordura marmorizada (que fica entremeada na peça), deixando o corte muito saboroso e macio.

Também deve ser preparado diretamente na grelha, em cortes altos e servido preferencialmente ao ponto.

T-bone Bovina

T-bone

O t-bone está localizado na ponta do traseiro do contrafilé (parte que encosta no alcatra) e traz no corte um pedaço do filé mignon, um osso no formato de T (por isso o nome) e o próprio contrafilé.

Assim como o bife de chorizo e bife ancho, fica ótimo grelhado e pode ser uma opção de corte diferente, para variar um pouco das mais tradicionais carnes para churrasco. 

Alcatra

Alcatra

A peça inteira de alcatra nos reserva boas opções de carne para churrasco, é dela que retiramos por exemplo a picanha, a maminha e o miolo da alcatra, todos esses cortes ficam excelentes na churrasqueira.

Falando especificamente do miolo da alcatra, é uma carne para churrasco geralmente um pouco mais magra, mas fica muito saborosa grelhada.

Deve ser preparada em bifes altos, com média de dois dedos masculinos de espessura e servida preferencialmente ao ponto.

Também é ótima opção de corte para quem prefere a carne um pouco mais passada, sem perder o sabor e sem ficar dura.

Fraldinha

A Fraldinha é um corte muito saboroso e com excelente custo x benefício, fica localizado próximo do vazio e da costela.

A fraldinha possui as fibras bem longas, deve ser assada inteira no espeto e fica muito macia quando cortada da maneira correta (contra a fibra).

Maminha bovina

Maminha

A Maminha é uma ótima opção de carne para churrasco, fica localizada na ponta do miolo de alcatra.

Podemos dizer que a maminha é naturalmente menos saborosa que a picanha e o próprio miolo de alcatra, por isso o ideal é assar a maminha inteira na churrasqueira, assim a pequena camada de gordura vai dar mais sabor e maciez ao corte.

Juliano Rodrigues

RIBB`S Churrasco e Delivery

 

Sobre o Autor

Rochany Rocha

Oi! Sou Comunicadora Social, com habilitação em jornalismo, o que me deu oportunidades incríveis de dirigir uma grande rádio, além de trabalhar como assessora de imprensa de grandes instituições públicas e privadas. Como Docente, tive a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos com mais de 2 mil alunos. Já a especialização em Marketing e Jornalismo político me deu a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e hoje, me realizo informando coisas boas para meus leitores.
Sou mãe de dois meninos lindos, que me dão motivação diária para fazer o que mais amo. Quer saber um pouco mais? Então manda um e-mail para blogrochanyrocha@gmai.com e terei o maior prazer em respondê-los. Beijos!!

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário