Já não é tão difícil encontrar casas dedicadas exclusivamente às cervejas artesanais no país. De acordo com a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), em dez anos o Brasil foi de 70 para 700 cervejarias, fora as que não possuem registro. Em 2018, por exemplo, cerca de 185 novas fábricas foram registradas, um crescimento de 35% no ramo.
Embora as grandes marcas dos grupos cervejeiros sejam hegemônicas, as pesquisas apontam, que um dos principais motivos para o aumento do consumo é o sabor diferenciado das cervejas artesanais, mas a cultura e a moda têm um impacto significativo.
E foi assim que Paulo Magalhães, conheceu a Rambeer, cerveja artesanal, produzida no Piauí, mas que há 5 anos vem abastecendo pubs de Teresina, Caxias, São Luis, Fortaleza e agora em solos pernambucanos. “Meu primeiro contato com cerveja artesanal foi na época da faculdade. Porém, só dei mais atenção a essa iguaria em 2015, na época do doutorado, quando, em Leuven, na Bélgica, tive oportunidade de conhecer a produção das melhores cervejas do mundo, provando uma enorme variedade de sabores, o que me deu propriedade para apreciar e aprovar a Rambeer”, conta.
Atualmente, o pai de Paulo Magalhães, Homembom Magalhães, é o representante da marca em Pernambuco por incentivo do filho e vai expor a cerveja na Arena Gastronômica, durante a 20ª Exposerra. “Conheci a Rambeer como cliente, me encantei com o sabor e a oportunidade de trazer para Pernambuco foi associada ao espírito empreendedor de pai e filho. Durante a feira, o quiosque da Rambeer vai oferecer cerveja artesanal em Chopp com aperitivos bem especiais e que possuem harmonia com o sabor da Rambeer, como: linguiça alemã defumada, fritas de purê de batatas, corndog americano e coxinha gourmet. Café expresso e capuccino também serão oferecidos”.
De acordo com a analista do Sebrae de Serra Talhada, Ana Paula Santos, a Arena Gastronômica é um local, antes de tudo, de inovação. “Além do incentivo ao empreendedorismo, o Sebrae busca apresentar as inovações no mercado, fomentando a produtividade e competitividade. Trazer para a feira um produto diferenciado, como a cerveja artesanal, só reforça a importância da Instituição junto aos produtores e microempresários”, afirma.
A Rambeer produz entre 8 a 10 mil litros por mês, destes, 7 mil litros já têm venda garantida mensalmente. “O diferencial da Rambeer está nos ingredientes especiais, apresentando uma qualidade superior no produto, e selecionados em pequena escala, como maltes e lúpulos especiais, leveduras com cepas específicas, e principalmente: não enchem sua cerveja de milho e/ou arroz para baratear os custos de produção. Todas essas variações, tornam-se flagrantes e inequívocas na diferença percebida no aroma, na textura, no sabor”, finaliza Pedro Henrique, um dos sócios da Rambeer.
Deixe um comentário