A grife francesa Balmain celebrou seus 75 anos em grande estilo com o evento Balmain Sur Seine.
No último domingo (5/7), a marca convocou 21 modelos para desfilarem peças icônicas de seus arquivos de alta-costura enquanto cruzavam o rio Sena, em Paris, em um barco.
A apresentação, que reuniu moda e dança, teve show ao vivo da cantora francesa Yseult.
Além disso, foi uma comemoração ao fim do isolamento social na França e teve inspiração, em parte, no movimento Black Lives Matter.
Promovida pelo diretor criativo Olivier Rousteing, a celebração foi transmitida ao vivo pelo aplicativo TikTok. Esta foi a primeira live de um evento de uma marca de luxo na plataforma.
O barco navegou por trechos de Paris, como a Torre Eiffel, a Pont des Arts e a catedral de Notre-Dame. Enquanto isso, o público da capital francesa acompanhou tudo pelas margens do rio, mantendo o distanciamento social.
Assim como fez Pierre Balmain, ao lançar a silhueta pós-guerra Jolie Madame, em 1945, Rousteing encarou o show como um ato esperançoso em relação à pandemia.
“Meu objetivo é e será sempre espalhar um pouco de beleza e amor no mundo em que vivemos”, comemorou no Instagram.
Modelos descalços vestiram produções do próprio Pierre Balmain e contribuições de diretores criativos posteriores, como Erik Mortensen e Oscar de la Renta.
Os trabalhos do passado conversaram com algumas das principais contribuições de Olivier Rousteing para a grife durante os últimos 10 anos, também exibidas no evento, como casacos e vestidos de alfaiataria. Os looks incluíram ainda modelitos usados por celebridades como Beyoncé e Kim Kardashian.
Dança, conceito e Black Lives Matter
A dose de arte não ficou só a cargo dos looks e da performance ao vivo. Dançarinos também fizeram coreografias conduzidas por Jean-Charles Jousni.
O grupo é o mesmo que participou do desfile da grife em janeiro, na Semana de Moda Masculina de Paris.
Todo o conceito do evento flutuante foi desenvolvido por Andrew Makadsi, conhecido por trabalhar com Beyoncé.
“Amo trabalhar em uma grife que me apoia tanto e que se uniu à minha busca pela inclusão e mudanças desde o meu primeiro dia de trabalho”, comemorou Olivier Rousteing.
Vale destacar que o show ocorreu na véspera da primeira edição totalmente digital da Semana de Alta-Costura, com maisons como Schiaparelli, Dior e Chanel na programação.
Deixe um comentário