O brigadeiro, docinho amado nacionalmente feito com leite condensado, manteiga e chocolate em pó, é presença obrigatória em aniversários, um ícone da nossa infância. Tornou-se popular nos anos 1940, quando virou símbolo de campanha política do Brigadeiro Eduardo Gomes – na época, mulheres vendiam o doce em comícios. Nessa quinta-feira (10), comemora-se seu dia e para celebrar a data reunimos dicas para preparar o doce mais famoso do país.
Como fazer o brigadeiro perfeito
– Cozinhar o brigadeiro em fogo baixo de preferência em uma panela com fundo grosso. O ponto ideal do brigadeiro é quando desgruda do fundo da panela, mais precisamente quando atinge 95°C a 100°C.
– Quando atingir o ponto, colocar em um recipiente e cobrir a massa com filme plástico em contato com o produto para não cristalizar. Guardar na geladeira por 24 horas para a massa descansar e enrolar só no dia seguinte.
– O uso de glucose na receita ajuda a evitar a cristalização do brigadeiro, mas dependendo da quantidade pode deixar a massa com aspecto gomoso.
– Procure usar sempre ingredientes de qualidade. Um bom leite condensado, chocolate feito com 100% manteiga de cacau ou mesmo cacau em pó puro fazem toda a diferença.
– Não se engane com os granulados que encontramos no mercado. Eles são feitos de açúcar com sabor chocolate. De preferência aos 100% chocolate. São mais caros mas valem a pena.
Receita de brigadeiro tradicional
Ingredientes
1 lata de leite condensado
10ml de creme de leite
55g de chocolate em pó
10g de manteiga com sal
300g de granulado
Forminhas para brigadeiro (ou enrolar na mão pra fazer as bolinhas e colocar num prato)
Preparo
Em uma panela funda, acrescente o leite condensado, a manteiga e o achocolato antes de ligar o fogo.
Cozinhe em fogo médio e mexer sem parar até que o brigadeiro desgrude da panela.
Deixe esfriar e faça bolinhas com a mão passando a massa no chocolate granulado.
— Pode servir numa colher de café também, fica lindo.
*Quem
*O Globo
Deixe um comentário