À Mesa

16 alimentos com boa oferta em outubro

 

Em outubro é celebrado o Dia das Crianças e o Halloween, datas perfeitas para preparar refeições especiais e deliciosas. Quer saber quais são os alimentos com melhor oferta no mês? Confira dicas de receitas com 18 ingredientes que têm boa disponibilidade no período:

1. Abacaxi pérola

A Ceagesp comercializa cinco tipos de abacaxi: pérola, havaí, gold, gomo de mel e jupi (Foto: Pixabay/ManfredRitcher/CreativeCommons)
A Ceagesp comercializa cinco tipos de abacaxi: pérola, havaí, gold, gomo de mel e jupi (Foto: Pixabay / ManfredRitcher / CreativeCommons)

Com polpa amarela clarinha, a fruta tem sabor doce e pouco ácido. A casca é esverdeada, ainda que esteja madura. É ótimo para ser consumido in natura ou usado em pratos agridoces, como o mini hambúrguer de calabresa com geleia de abacaxi.

2. Acerola 

A acerola também é chamada de cerejeira-do-pará, cerejeira-de-barbados ou cerejeira-das-antilhas (Foto: Pixabay/DanieliHardt/CreativeCommons)
A acerola também é chamada de cerejeira-do-pará, cerejeira-de-barbados ou cerejeira-das-antilhas (Foto: Pixabay / DanieliHardt / CreativeCommons)

Com mais vitamina C do que a laranja, a fruta também é rica em ferro, potássio e antioxidantes. Fica uma delícia em cremes, doces, geleias, sucos e até com carnes: para um almoço em família, prepare o leitão de leite com acerola e rabanete.

3. Alcachofra

Alcachofra (Foto: Thinkstock)
A alcachofra é rica em vitaminas A e do complexo B (Foto: Thinkstock)

A planta ajuda a combater anemia, reduz o colesterol e regula os níveis de açúcar no sangue. Combina com saladas, massas e legumes. O risoto de alcachofra com alcahofrinhas grelhadas é ótimo para incrementar o jantar do dia a dia.

4. Avocado

O avocado é menor que o abacate e tem casca mais escura e áspera (Foto: Pixabay/OutsideClick/CreativeCommons)
O avocado é menor que o abacate e tem casca mais escura e áspera (Foto: Pixabay / OutsideClick / CreativeCommons)

abacate e o avocado são parentes. O primeiro é maior, com casca verde e mais lisinha. Já o segundo é pequenino, possui casca marrom enrugada – este é mais comum em outros países da América Latina e usado para fazer guacamole, iguaria mexicana. Também é possível preparar receitas doces com o ingrediente, como o creme de avocado com cacau.

5. Caju 

caju (Foto: Iara Venanzi)
A castanha-de-caju também é aproveitada na gastronomia (Foto: Iara Venanzi / Editora Globo)

O alimento é um pseudofruto: o fruto é a castanha e o pendúculo floral é parte suculenta consumida in natura e usada para sobremesasbebidas e pratos leves e refrescantes, como o ceviche de caju.

6. Castanha-do-pará 

Apesar do nome, a castanha-do-pará é encontrada com abundância em todo o Norte do Brasil (Foto: Pixabay/Pictavio/CreativeCommons)
Apesar do nome, a castanha-do-pará é encontrada com abundância em todo o Norte do Brasil (Foto: Pixabay / Pictavio / CreativeCommons)

Também chamada de castanha-do-brasil e castanha-da-amazônia, a noz fortalece a memória, protege os neurônios e faz bem para a saúde do coração. Apesar de benéfica, seu consumo deve ser controlado: o ingrediente possui selênio, mineral que, se for ingerido em excesso, pode ser tóxico. Para um lanche da tarde, uma opção é servir o bolo molhadinho de castanha-do-pará.

7. Coco Verde 

Ceviche de coco e banana-da-terra com tempero de suco de laranja e limão (Foto: Divulgação)
Ceviche de coco e banana-da-terra com tempero de suco de laranja e limão (Foto: Divulgação)

Com poucas calorias, o fruto é sucesso nos dias de calor, pois sua água é ideal para refrescar. A polpa branquinha também é ótima como aperitivo, seja comida pura, seja em uma receita especial. Quer uma sugestão? Faça o ceviche de vegano de coco e chips de banana-da-terra.

8. Escarola 

A escarola, que tem um sabor amargo, cai bem em pratos veganos e vegetarianos (Foto: GettyImages)
A escarola, que tem um sabor amargo, cai bem em pratos veganos e vegetarianos (Foto: GettyImages)

A hortaliça é rica em fibras, vitaminas e minerais. Suas folhas são firmes e têm sabor amargo. Na cozinha, pode ser cozida, assada e refogada. Se for promover um happy hour com os amigos, prepare um sanduíche de mortadela com escarola e vinagrente de abacaxi.

9. Jabuticaba 

Tempo de jabuticaba (Foto: Elisa Correa/ Editora Globo)
A jabuticaba é uma fruta de uma árvore brasileira (Foto: Elisa Correa / Editora Globo)

A frutinha redonda e escura é originária da Mata Atlântica. É uma delícia consumida in natura, visto que sua polpa é suave e adociada. Também serve para preprarar sobremesas, sucos, mousses e geleias. Há ainda como usá-la em pratos salgados, como nesta receita de codorna recheada com farofa de cebola e molho de jabuticaba.

10. Lima-da-pérsia 

A fruta lima-da-pérsia é nativa da Ásia e possui baixa acidez (Foto: Needpix/CreativeCommons)
A fruta lima-da-pérsia é nativa da Ásia e possui baixa acidez (Foto: Needpix / CreativeCommons)

Nativa da Ásia, a fruta cítrica tem pouca acidez e possui bastante vitamina C. É boa para temperar saladas, legumes, doces e saborizar bebidas, como o drinque lemon grass.

11. Maracujá azedo 

Maracujá (Foto: Stock Photos)
A polpa do maracujá é usada em receitas doces e salgadas (Foto: Stock Photos)

A fruta possui alcaloides e flavonoide, componentes que atuam como calmante no sistema nervoso. Assim, é recomendada para aliviar sintomas de ansiedadeestresse e insônia. Use-a em sucos, mousses e doces. Para um café da manhã diferente, o bolo de maracujá é uma ótima pedida!

12. Melão amarelo 

O melão é uma fruta suculenta e refrescante para os dias de calor (Foto: Pixabay/FotosForyou_rk/CreativeCommons)
O melão é uma fruta suculenta e refrescante para os dias de calor (Foto: Pixabay / FotosForyou_rk / CreativeCommons)

Controlar a pressão arterial, fortalecer o sistema imunológico e estimular a produção de colágeno são alguns dos benefícios que a fruta oferece. Bem levinha, é indicada para quem está seguindo dietas ou quer perder peso. Ideal para ser consumida in natura, fazer sucos, doces e saladas.

13. Palmito pupunha 

Tiras de pupunha com gazpacho (Foto: Elisa Correa / Editora Globo)
Receita de macarrão de tiras de pupunha (Foto: Elisa Correa / Editora Globo)

Suave e macio, esse alimento tem poucas calorias e é rico em fibras. Seu uso na gastronomia é muito versátil: pode ser assado, refogado, usado em recheios de tortas e de salgados, combinado com legumes e em massas. Se você não come glúten, por exemplo, experimente fazer a um macarrão de tiras de pupunha.

14. Pitanga

Os frutos da pitanga costumam surgir na primavera. A espécie pode ser cultivada em vasos, com terra mais arenosa e tamanho mínimo de 5 l, o suficiente para o desenvolvimento das raízes (Foto: Edu Castello)
Os frutos da pitanga costumam surgir na primavera (Foto: Edu Castello / Editora Globo)

O sabor da frutinha varia entre o doce e o ácido. Sua coloração pode ser vermelha, laranja, esverdeada ou amarelada. Sucos, compotas e sobremesas podem ser preparados com a pitanga, como o picolé caseiro da Bela Gil.

15. Radicchio

Radicchio é da família da chicória e apresenta folhas brancas e arroxeadas (Foto: Pixabay/Peter-Facebook/CreativeCommons)
Radicchio é da família da chicória e apresenta folhas brancas e arroxeadas (Foto: Pixabay / Peter-Facebook / CreativeCommons)

A verdura tem sabor amargo e textura crocante, ideal para incrementar saladas. Também pode ser preparada assada, recheada, grelhada e com massas, como nessa pizza de escarola, radicchio e champgnion.

16. Repolho roxo 

Rolinhos de repolho roxo (Foto: divulgação)
Receita de rolinhos de repolho roxo (Foto: divulgação)

Além de linda, a hortaliça contribui com o fortalecimento dos ossos, combate a inflamação e artrite, e faz bem para o coração. É fácil de preparar refogado, em saladas, patês e com legumes. Uma opção de entradinha para dias mais quentes são os rolinhos de repolho roxo com abóbora assada.

*Revista Casa e Jardim

Sobre o Autor

Redação Rochany Rocha

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário