Cantora Selena Gomez, com franja no estilo Crescents Bangs.
Beleza

Franja: escolha a ideal para seu formato de rosto

A franja é o corte da vez, mas nem sempre é fácil escolher a que vai funcionar para você. Pensando nisso, listamos quais funcionam para cada tipo de rosto.

A franja é sucesso para quem quer mudar o visual, mas não está afim de (ou disposta a) cortar radicalmente os cabelos. De uns tempos para cá, ela vem ganhando cada vez mais adeptos graças às suas variadas versões.

Gostou da ideia? Nós também! Por isso, listamos aqui 10 tipos de franjas diferentes que combinam com múltiplos formatos de rosto. Vem ler:

Franja lateral: boa para rostos redondos

A mais queridinha de todos os tempos, funciona bem em qualquer formato de rosto – principalmente nos rostos redondos, que têm extremidades menos definidas e normalmente são maiores nas bochechas. “O ângulo da franja cria a ilusão de um rosto mais alongado e oval”, explica o hairstylist Jon Reyman.

Franja em A: boa para rostos quadrados e alongados

O truque de uma boa franja é criar uma ilusão e esse é o segredo para que elas funcionem nos rostos quadrados e alongados, que tendem a ser mais largos nas bochechas e mais angulares no maxilar. “As pontas alongadas criam ângulos que ajudam a suavizar o maxilar e chamam a atenção para o olhar”, afirma o cabeleireiro Marcus Francis.

Crescent Bangs: boa para rostos coração

Parente da curtain bangs, a crescent bangs tem fios mais curtos no meio da testa mas que descem nas laterais criando uma pontinha. Marissa Marino, cabeleireira de Selena Gomez, conta que o look tem um “ares 70’s”.

Baby Bangs: boa para rostos coração

Se quiser chamar atenção para os olhos, aposte na baby bangs. A versão retinha é um pouco mais comprida que a versão micro e deve bater no meio da testa. Ah, se for copiar, peça para seu cabeleireiro dar uma desfiadinha nos fios.

Melhores cortes de cabelo para quem está na transição

Franja reta desfiada: boa para rostos ovais

A maioria das pessoas tenta conquistar um rosto oval com uma franja, então se você nasceu com ele, se considere uma pessoa sortuda. O rosto oval funciona com qualquer tipo de franja, mas a reta desfiadinha é a que mais faz sucesso. “Ela corta o rosto, trazendo atenção do maxilar mais alongado para os olhos”, conta Marcus.

Franja média: boa para rostos ovais

O meio termo entre a micro e a baby, a média não encosta na sobrancelha e funciona muito bem para cabelos cacheados, já que dá para brincar com a textura do fio.

Franja longa e com camadas: boa para rostos quadrados e alongados

“Se seu maxilar é quadrado, uma franja mais longa e em camadas pode te ajudar a suavizar seus ângulos, além de dar mais volume para o cabelo”, explica Jon., Não é fã de uma franja na testa? Vale optar por uma curtain bangs mais alongada. É super fácil de cuidar.

Micro Franja: boa para rostos redondos

Normalmente uma franja reta na testa não é uma boa para quem tem o rosto redondo, mas a micro, pode ser uma opção. Isso porque ela acaba deixando um espaço de pele entre a franja e as sobrancelhas, alongando o rosto.

Franja crescidinha: boa para rostos alongados

Quem tem rosto alongado normalmente tem uma testa mais alta e bastante espaço para trabalhar. Por isso, dá para ser estratégica na hora de escolher que pontos do rosto você quer destacar. Marcus explica: “criar um ângulo diagonal ajuda a manter o foco das pessoas no centro do seu rosto”. Ela é mais “afiada”, retinha, do que a franja lateral normal.

Franja lateral angulada: boa para rostos alongados

Além de ser mais fácil de cuidar, a franja com o aspecto mais crescido funciona muito bem em rostos alongados, já que franjas curtas fazem com que sua testa parece maior. Jon dá a dica: “Fazer o primeiro corte com ela na altura das sobrancelhas é o segredo para não precisar cortar sempre”.

*Glamour Brasil

Sobre o Autor

Redação Rochany Rocha

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário