O fetishcore é a palavra de ordem na moda, como uma das tendências mais fortes para 2022. O estilo é acompanhado por couro, látex e recortes sexy, mas os pés não ficam de fora da lista. O resultado são sapatos com dedos marcados, com direito a unhas pintadas ou com formatos dos membros exagerados.
A estética flerta com a moda desde o século 20 e tem, agora, o seu retorno nos holofotes fashion. Atualmente, os sapatos, particularmente, unem os dois mundos: do fetiche e das tendências.
O renascimento dessa tendência ganhou força em 2020 e conquistou a moda. Graças, principalmente, à etiqueta de luxo Balenciaga, em uma colaboração com a empresa de solas emborrachadas Vibram.
A dupla é responsável pela criação de uma bota que marca todos os 5 dedos do pé. O item não demorou para ser adotado pela cantora Rihanna. Vale destacar também que, em 2018, a Y/Project desenvolveu um calçado que também revelava os dedinhos.
Já em 2013, a Celine anunciou um salto com direito a unhas pintadas em vermelho. Enquanto isso, na década passada, a designer Vivienne Westwood criou calçados que contornava os dedos, batizados de Twinkle Toes (Dedos Brilhantes, em tradução livre). Posteriormente, a estilista britânica assinou uma colaboração com a Melissa, com calçados que carregavam a estética.
Colaboração da estilista britânica com a etiqueta de calçados brasileira MelissaOutra etiqueta que apostou na ressignificação e olhou para os pés na hora de se inspirar nas criações é a grife de luxo Schiaparelli. O sapato dramático, lançado no verão do ano passado e apelidado de “garras couture”, chamou a atenção pelas unhas exageradas.
Um tempo depois, a label desenvolveu botas com os dedos metalizados. Entretanto, o item aparece com a biqueira arredondada, com uma anatomia mais fiel aos pés.
O item também ganhou versão com plataformaFetichismo Após o período de reclusão da pandemia de Covid-19, o fetichismo retorna como forte tendência na moda. A estética é traduzida em looks de couro, vinil ou com a face totalmente tampada por máscaras, por exemplo, e também pode ser traduzida em detalhes que evocam o sadomasoquismo. A vertente tem potencial para permanecer no radar fashion nos próximos anos.
Deixe um comentário