Ao longo de tantos trabalhos executados nas Empresas ou até mesmo nas capacitações que ministro, percebo muitas pessoas que ainda não se encontraram profissionalmente.
Às vezes estão a ocupar um cargo, mas não se sentem pertencidos a ele ou fizeram de tudo para galgar um emprego, no entanto esse tudo ainda não foi suficiente para que decolassem em direção ao verdadeiro EU PROFISSIONAL.
Como Executive Coach e Facilitadora de Cursos, costumo aplicar em meus clientes e ou alunos a RODA DA PERCEPÇÃO PROFISSIONAL, que é uma das ferramentas de Coaching que desenvolvi, então solicito que justifiquem as notas que se autoaplicaram, e é incrível quantos ficam mexidos e até reconhecem que deixaram de refletir sobre os diversos aspectos de suas vidas profissionais porque estavam no automático.
Alcançar o destino profissional que se deseja é percorrer um caminho permitido por cada um de nós, é podermos imaginar esse futuro, tomando consciência e se entregando à jornada para se chegar lá, é percebermos a pessoa que temos nos tornado para atingir o sucesso profissional que queremos, que nem sempre é fácil e às vezes é preciso algumas renúncias.
O futuro é aquilo que fazemos no aqui e agora, isso também vale para a construção de uma vida profissional:
- Como será o futuro que você imagina para a sua vida profissional?
- Em que tipo de negócio você quer atuar?
- Qual a definição estratégica para o seu EU PROFISSIONAL de sucesso:
- Qual é o seu sonho enquanto profissional?
- Qual a razão de ser o profissional que é ou deseja ser?
- Que aspectos relevantes podem diferenciá-lo?
- Que conjunto de regras você estabelece para a orientação de sua vida profissional?
- Que riscos podem ser assumidos para que você alcance o futuro profissional que deseja?
- Que características pessoais podem ser mais bem desenvolvidas por você e que contribuam para alcançar um nível maior de maturidade profissional?
Marleide Falcão é Executive Coach, Professora de Eneagrama, Facilitadora de Cursos e Consultora Comportamental.
Excelente profissional. Muito boa reflexão tudo isso vivenciamos no nosso dia a dia e nem sempre sabemos o que realmente querendo e obde queremos esta.